Geral

Fumaça noturna que atinge bairros da Grande Vitória continua incomodando moradores

A falta de chuva e o calor intenso são apontados como possíveis causadores do incêndio na área da turfa. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi ao local na última sexta-feira (20)

Grande parte da área já foi atingida pelas chamas Foto: TV Vitória/ Laila Novaes

A fumaça que atinge a vegetação em um terreno na Serra continua incomodando os moradores. Neste sábado (21), as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estiveram no local pra tentar evitar que o fogo se espalhe ainda mais. 

De acordo com a Defesa Civil, a fumaça é provocada por um incêndio na área de turfa, substância formada pela decomposição de vegetais acumulados em terrenos alagadiços. O espaço fica no subsolo da região do Mestre Álvaro, na Serra. Durante todo o dia, os militares permanecerão no local.

Além da participação humana, a falta de chuva e o calor intenso são apontados possíveis causadores do incêndio na área da turfa. No entanto, uma perícia será realizada no local para constatar o que, de fato, teria causado as chamas. 

Entenda 

Há semanas, a cortina de fumaça preta encobre a região no entorno do Shopping Mestre Álvaro. A fumaça é oriunda da combustão espontânea da turfa, que é um material orgânico comum em regiões de alagadiço, como é o caso da área. A combinação da falta de chuva com o calor excessivo faz secar a região, e gerar combustão espontânea. A seca cria um ambiente para a fermentação dessa matéria orgânica e é justamente a fermentação que causa este tipo de incêndio.

Pontos moeda