Geral

Fumaça preta tira sossego e preocupa moradores da Serra

A fumaça que está entorno do Shopping Mestre Álvaro já pode ser vista do município de Vitória. O Corpo de Bombeiros disse que está acompanhando o caso

A fumaça preta se espalha pelo município e preocupa moradores Foto: TV Vitória

O paredão de fumaça no entorno do Shopping Mestre Álvaro tem tirado o sossego e preocupado os moradores principalmente do bairro José de Anchieta, no município da Serra

Há semanas, a cortina de fumaça preta encobre a região. A fumaça é oriunda da combustão espontânea da turfa, que é um material orgânico comum em regiões de alagadiço, como é o caso da área. A combinação da falta de chuva com o calor excessivo faz secar a região, e gerar combustão espontânea. A seca cria um ambiente para a fermentação dessa matéria orgânica e é justamente a fermentação que causa este tipo de incêndio.

A Defesa Civil da Serra informou que a região é pantanosa nesta época do ano, e costuma ficar encharcada devido às águas da chuva. No entanto, como o Espírito Santo está enfrentando longo período de estiagem, o local ficou muito seco e a vegetação entra facilmente em combustão.

Já o Corpo de Bombeiros disse que é necessário uma grande quantidade de água para combater às chamas e, por isso, o ideal na época de estiagem é combater o fogo com a água da chuva. 

O Corpo de Bombeiros informou que tem acompanhado o caso, e quando o fogo chega à vegetação, uma equipe vai até o local para controlar as chamas. 

Pontos moeda