Geral

Com menos de 1% da chuva esperada, nível de raios ultravioleta bate recorde e castiga o Estado

Nesta terça-feira (27), por exemplo, Vitória esteve com grau 16 de incidência de raios UV, de acordo com informações do Instituto Climatempo, em uma escala que vai de 1 a 16

Mesmo com o tempo nublado, se proteger dos raios ultravioletas nunca é demais Foto: Divulgação/Internet

Com as temperaturas ultrapassando facilmente os 30º C, em plena primavera, na Grande Vitória, muitos capixabas não se atentam a um risco que pode causar, até, tumores malignos: a incidência dos raios ultravioletas.

Veja a previsão detalhada para a sua cidade no Folha Clima!

Nesta terça-feira (27), por exemplo, Vitória esteve com grau 16 de incidência de raios UV, de acordo com o Instituto Climatempo, em uma escala que vai de 1 a 16. Índice considerado "extremo".

"Mesmo com o tempo nublado, o sol fica muito forte, por isso, se der qualquer abertura de sol, mesmo que seja dez a quinze minutos, a previsão já marca a intensidade, que, por estarmos na primavera, sempre apresenta índices considerados muito altos e extremos", afirma a meteorologista do Climatempo, Bianca Lobo.

A dermatologista Kátia Ventura fala sobre a importância de se proteger dos raios UV. "A exposição ao sol de forma inadequada é responsável pelo desenvolvimento do câncer de maior incidência no Brasil, o câncer de pele. Por isso a prevenção é o melhor remédio. O uso de protetor solar com fator de proteção 30, no mínimo, é imprescindível. Além disso, incorpore proteção física, como óculos de sol e chapéus”, explica.

O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Espírito Santo (SBD-ES), Leonardo Mello Ferreira, alerta sobre os cuidados que vão além do protetor. "O vento e a água são agentes que amenizam o calor e dão sensação de frescor. Por isto devemos ter cuidado com eles, pois mascaram o ardor na pele causado pelo sol, podendo assim facilitar uma queimadura. A um metro de profundidade, por exemplo, mais da metade da radiação ultra-violeta ainda está presente", diz.

O mapa revela como boa parte da região Sudeste do Brasil registra altos índices UV Foto: Reprodução/CPTEC/INPE

Outro problema sério enfrentado por todo o Estado, a forte estiagem, se reflete nos dados divulgados de Vitória sobre a chuva. Mesmo estando já na última semana do mês de outubro, na Capital, choveu apenas cerca de 1%. O esperado para o mês é de 144 milímetros, até esta terça-feira (27), foram registrados 14 mm.

Para os próximos dias se espera chuvas consideráveis em toda a Grande Vitória. Já a partir da próxima quinta-feira (29), são esperados até 30 milímetros de chuva, e na sexta-feira (30), até 8 mm. Mesmo assim, Vitória deve ficar bem abaixo da média esperada, segundo o instituto.

Ainda de acordo com o Climatempo, as temperaturas, na Grande Vitória, devem variar entre 26º C e 31º C, até o próximo sábado (31). As chuvas mais fortes devem ser esperadas para a próxima quarta-feira (28), com maior intensidade na região Sul do Espírito Santo. Mesmo com a chuva considerável, não há previsão de temporal.

Pontos moeda