Geral

Espírito Santo divulga ações contra "onda de lama" no Rio Doce

Ainda na tarde deste sábado, uma equipe de segurança viaja para Colatina. O objetivo é se reunir com equipes da prefeitura para traçar estratégias

As autoridades se reuniram na residência oficial Foto: TV Vitória

O governador do Estado, Paulo Hartung, se reuniu na manhã deste sábado (7) com autoridades na residência oficial, em Vila Velha.

O objetivo do encontro foi traçar planos de ação e tentar diminuir os impactos da "onda de lama" que vem de Minas Gerais e deve passar pelo Espírito Santo.

Os municípios de Baixo Guandu, Colatina e Linhares, banhados pelo Rio Doce no Estado, já estão em alerta.

Estavam presentes, além do governador, representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, secretários de Agricultura eMeio Ambiente, Iema e da Agência Estadual de Recursos Hídricos. Ainda na tarde deste sábado, uma equipe de segurança viaja para Colatina. 

A primeira estratégia adotada pelo governo foi comunicar aos municípios de Baixo Guandu, Colatina e Linhares sobre o problema e agilizar a retirada dos moradores de localidades ribeirinhas ao Rio Doce.

A Defesa Civil Estadual também acompanha a situação e tem monitorado, junto às Defesas Civil municipais, o trajeto da lama. Coronel Fabiano Bonno destaca que a população pode ficar tranquila, pois não vai acontecer nenhum desastre nos municípios do Estado. “Nesse primeiro momento a preocupação é com a vida humana. Procurar a visar a população ribeirinha e quem usa o rio como praia. Também vamos percorrer o local para fazer a retirada dessas pessoas”, informou o coronel Fabiano Bonno, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil.

Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais Foto: Agência Brasil

A previsão é que a onda de lama chegue ao Estado no início da madrugada desta segunda-feira (9)Durante as nove horas de passagem do material, a captação e fornecimento de água destas cidades, principalmente de Colatina, deve ser suspensa, mas a Cesan dará o apoio para garantir o abastecimento por meio de carros-pipa.

“Está sendo colocada à disposição das prefeituras a logística do Governo do Estado, como caminhões pipa para abastecer, principalmente Colatina, onde o abastecimento será interrompido com a passagem dos dejetos. Linhares, como não tem captação de água diretamente do Rio Doce, provavelmente não será impactada. Em Baixo Guandu a capitação também não é diretamente do Rio Doce, e por isso não estamos trabalhando com a hipótese de suspensão lá”, afirmou o diretor de infraestrutura da AGERH, Robson Monteiro.

Comunicado

Ainda neste sábado (07), o governador Paulo Hartung divulgou, em sua página no Facebook, um comunicado no qual explica que equipes estão em contato direto com governo mineiro, e pede que comunidades ribeirinhas desocupem as margens do Rio Doce. Confira a nota na íntegra:

"Estamos desde ontem trabalhando para diminuir os impactos da onda de lama que vai atingir o Rio Doce capixaba nas próximas horas. Na última quinta-feira, em um acidente gravíssimo, duas barragens se romperam no município de Mariana, em Minas Gerais, e provocaram uma enchente de grandes proporções no local, com gravíssimas consequências. Já mobilizamos uma equipe do Estado, que segue para Colatina no início da tarde. 

Estamos com link direto com o Governo de MG, nossas equipes já estão trabalhando juntas, e também estamos organizando localmente com as prefeituras de Linhares, Baixo Guandu e Colatina a passagem dessa onda pelo ES. 

Hoje de manhã, reunimos as áreas de Meio Ambiente, Defesa Civil, Cesan e de relação com as Prefeituras. Também chamamos a EDP, que opera Mascarenhas.

Uma das nossas preocupações é com a população ribeirinha. As margens do Doce nesses municípios precisa ser desocupada! O abastecimento de água, especialmente de Colatina, também passará por problemas porque a captação é feita no Rio Doce. Ainda hoje, às 14h, em Colatina, será feita uma reunião com as prefeituras. Teremos um plano de emergência!

A nossa área ambiental já está estudando junto com a de Minas as providências para os impactos ao meio ambiente. 
Mas, agora, o mais importante é que, repito, quem mora ou está ocupando as margens do Rio Doce em Colatina, Baixo Guandu e Linhares, desocupe a área! 

Vamos enfrentar esse desafio com coragem, determinação, disciplina e organização! Conto com todos os capixabas!"

Pontos moeda