Geral

Moradores de Regência querem ajuda da Samarco para manter turismo na vila

Desde a chegada da lama na foz do Rio Doce, o número de turistas diminuiu e os moradores que vivem da atividade e da pesca estão tentando reverter a situação com outros atrativos

Moradores de Regência estão se mobilizando para atrair turistas Foto: Divulgação

Os moradores da Vila de Regência, em Linhares, estão tentando junto à Samarco, ações para manter o turismo neste verão e atividades para valorizar os moradores, que não podem mais desenvolver seus trabalhos por conta da lama de rejeitos, passa pelo Rio Doce, e interditou inclusive as praias.

A tragédia em Mariana, Minas Gerais, aconteceu no dia 05 de novembro do ano passado, e chegou atingiu a Foz do Rio Doce e no mar 16 dias depois.

De acordo com a empresária do ramo de turismo, Luciana Cunha, os moradores da Vila, após a chegada da lama, elaboraram uma carta de intenção que foi enviada para mineradora com ações que devem ser tomadas daqui para frente.

“A Samarco tem que contribuir para o desenvolvimento da Vila. Antes os turistas vinham para Regência por causa do Rio Doce e do Mar, agora temos que resgatar esse turista por conta dos nossos trabalhos desenvolvidos em terra, a história da vila e outras formas que acabam valorizando o povo daqui”, relatou.

Ainda de acordo com Luciana, os pedidos vão desde colocar uma cisterna nas casas para captar água da chuva, até construir balanços nas praças para crianças brincarem, já que elas não podem mais se divertirem no rio. Ela explicou também que neste momento a comunidade está levantando os custos das propostas enviados para Samarco. “Agora estamos finalizando os custos desse projeto para enviar para mineradora que irá fazer uma avaliação”, disse.

Turismo

Segundo o vice-presidente da Associação de Moradores de Regência, Fábio Gama, em comparação com o ano passado o número de turistas diminuiu cerca de 80%, mas que ações estão sendo realizadas para que o movimento turístico aumente na localidade. “Haverá uma programação especial com shows nacionais e também estamos divulgando outros atrativos da cidade como as lagoas que ficam próximas à Vila”, destacou Fábio.

A empresária Luciana Cunha informou que também existe a previsão de outros dois projetos. “Vamos trabalhar com o projeto Jogue Limpo que prioriza a limpeza das praias e os jogos de verão, que também devem movimentar a comunidade”, informou.

Samarco

Em nota, a Samarco informou que, no dia 18 de dezembro, representantes da Samarco se reuniram com diretores de associações de moradores, artesãos, surfistas e comerciantes de Regência, quando foi apresentado um projeto com diversas ações, entre elas algumas com foco na promoção do turismo na região. Tal projeto encontra-e em fase de análise visando sua implementação.

Além disso, a nota informou ainda que disponibilizou auxílio financeiro emergencial para as famílias que perderam sua renda mensal em função acidente. Esse auxílio ocorre por meio de cartões.

 

Pontos moeda