Geral

Infiltração em piscina pode ter provocado desabamento de área de lazer em condomínio de luxo em Vitória

Segundo a polícia, o problema já havia sido relatado por moradores em 2013. Polícia Civil abriu inquérito para investigar o desastre e as análises devem seguir por 90 dias

Desabamento aconteceu na madrugada desta terça-feira Foto: Everton Nunes

Uma infiltração na piscina do condomínio Grand Parc Residencial Resort, na Enseada do Suá, em Vitória, pode ter sido a causa do desabamento da área de lazer do edifício, ocorrido na madrugada desta terça-feira (19). Segundo a polícia, o problema já havia sido relatado por moradores em 2013.

A Polícia Civil, por meio da Superintendência de Polícia Especializada, abriu inquérito para apurar o desabamento. Já foram ouvidos pela polícia o síndico, os funcionários feridos durante a tragédia, além dos responsáveis pela construção do condomínio. 

A perícia ainda trabalha para identificar as causas do desabamento. De acordo com o superintendente de Polícia Especializada, delegado Josemar Sperandio, as análises podem seguir pelos próximos 90 dias.

"Vamos obter as plantas, os croquis e todo o histórico da construção da obra para, então, a gente começar a ouvir as pessoas envolvidas no fato. Se [a investigação] for muito complexa e demandar exames de laboratório das estruturas de concreto, ela pode ser naturalmente postergada por mais 60 ou 90 dias", explicou.

Segundo Josemar Sperandio, caso sejam constatadas irregularidades ligadas à construção, as empresas responsáveis podem responder civil e criminalmente pelo desastre. 

"É preciso saber como cada empresa participou das etapas da construção dessa obra e qual é a responsabilidade de cada uma delas. Então, é preciso individualizar as ações de cada uma. Pode haver a responsabilização do ponto de vista criminal, pelo homicídio culposo, e a responsabilização civil, na medida em que cada um participou de alguma etapa da obra", ressaltou o delegado.

O desabamento aconteceu durante a madrugada, por volta das 3 horas. O porteiro Dejair das Neves, que trabalhava no local no momento da tragédia, morreu após ficar debaixo dos escombros. As buscas pelo corpo da vítima duraram mais de 14 horas. Outras quatro pessoas ficaram feridas na tragédia.

Pontos moeda