Geral

Após quase três meses, prédio da antiga sede do IAPI é desocupado no Centro de Vitória

De acordo com a Polícia Militar, que deu apoio à operação de desocupação, a ação, ocorrida neste domingo, foi pacífica

Após quase três meses de ocupação, o prédio do antigo Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), no Centro de Vitória, foi totalmente desocupado neste domingo (23), por determinação da Justiça.

De acordo com a Polícia Militar, que deu apoio à operação de desocupação, a ação foi pacífica. A operação teve início às 8 horas deste domingo e terminou à tarde.

O imóvel foi ocupado por cerca de 300 pessoas no último dia 6 de maio. Antes os ocupantes haviam sido expulsos de um terreno particular, conhecido como Fazendinha, na região da Grande São Pedro, em Vitória. Depois eles ocuparam a Casa do Cidadão, em Maruípe, também na capital, mas deixaram o espaço depois de um acordo com a Prefeitura de Vitória.

O prédio do antigo IAPI pertence à União, mas chegou a ser cedido ao Governo do Estado. Ele foi utilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), como Centro Regional de Especialidades, mas foi devolvido em 2010.

Em junho, um incêndio atingiu o imóvel, que precisou ser evacuado. Uma pessoa ficou ferida. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e fez o controle do incêndio, que aconteceu em duas salas no 5º pavimento.

Pontos moeda