Geral

Com 85% das obras concluídas, Aeroporto de Vitória deve ser inaugurado em dezembro

O governador Paulo Hartung visitou o local das obras na manhã desta segunda-feira (10)

O sonho de um aeroporto maior está mais próximo da realidade dos capixabas. Com inauguração prevista para dezembro deste ano, as obras do novo Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, já alcançaram 85% do projeto de ampliação. Esse e outros detalhes foram conferidos, in loco, durante visita da comitiva do Governo do Estado e demais autoridades na manhã desta segunda-feira (10).

Cerca de 90% da pista de pouso e decolagem já estão prontos, 70% dos sistemas (elétricos, ar-condicionado, combate a incêndio, entre outros) estão instalados e foram iniciadas a drenagem e a pavimentação do estacionamento de veículos e do novo acesso viário, que permitirá a duplicação da Avenida Adalberto Simão Nader, com melhorias para o trânsito local.

O novo aeroporto elevará a capacidade de transportar passageiros/ano de 3,3 milhões (hoje) para 8,4 milhões, a pista passará de 1.750m (hoje) para 2.058m e, no futuro, será possível receber voos internacionais. O novo terminal e a nova pista entrarão em funcionamento em janeiro de 2018, com a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A expectativa é de que em setembro os lojistas já possam iniciar a instalação das lojas.

Atualmente, cerca de três mil pessoas trabalham nas obras, sendo 1500 diretamente, em três turnos de serviço, 24 horas por dia, e são gerados cerca de três mil empregos indiretos. Em torno de 500 equipamentos estão sendo usados e duas usinas de asfalto estão operando no local das obras (as duas têm capacidade de produção de 2 mil toneladas de asfalto por dia).

Na ocasião, o governador destacou que o aeroporto vai dar competitividade mais competitividade econômica ao Estado. Na oportunidade, Hartung comemorou os avanços da obra e defendeu maior participação da população no acompanhamento das obras.

"Felizmente em um trabalho coordenado por nossa equipe de Governo com apoio de nossa Bancada Federal, estamos todos atuando para a continuidade e conclusão desta obra que já está com pista nova praticamente pronta, terminal de passageiros, estacionamento voltado para avenida Adalberto Simão Nader com previsão de até o final do ano estarmos com o essa estrutura funcionando em nosso Estado. Isso é infraestrutura econômica", destacou Paulo Hartung.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, o andamento das obras permitirá o avanço da logística capixaba. “O Estado, em um esforço conjunto com Governo Federal, deputados e senadores capixabas, iniciativa privada, municípios e instituições parceiras, trabalha para avançar em nossas plataformas logísticas. Isso irá ampliar a competitividade das nossas empresas e atrair novos negócios. São obras em rodovias, finalização da dragagem do Porto de Vitória, há os projetos portuários e a expansão da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Quando o país sair da crise, queremos sair na frente”, destacou.

Pontos moeda