Geral

Mosteiro Zen abre exposição em Ibiraçu

A mostra pode ser vista sempre aos domingos, até o dia 27 de agosto, das 8 horas ao meio-dia, dentro do programa de visitas do mosteiro

O pernambucano Marcelo Silveira é o próximo artista plástico a expor no Mosteiro Zen Morro da Vargem. A exposição 'Estação con versa' será aberta no próximo domingo (23), em Ibiraçu.

A mostra vai reunir elementos em madeira, linho, couro e papel estabelecendo um diálogo entre com o ambiente da Estação Cultural do mosteiro. Silveira, que estará presente na abertura, já participou da Bienal de São Paulo e de diversas exposições no Brasil e no exterior.

As visitas em grupo podem ser agendadas para as sextas-feiras. O valor da entrada é R$ 5, taxa de manutenção do mosteiro.

A mostra foi criada durante o período de permanência do artista no programa de residência artística do mosteiro, que foi precedido um retiro espiritual no começo deste mês.

O mosteiro está retomando seu programa de residência artística na Estação Cultural, realizando quatro mostras até o final deste ano. Em julho, foi realizada a exposição 'Horizontes', da artista plástica Claudia França, e, após a exposição de Marcelo Silveira, serão realizadas as mostras de Ernesto Bonato (Campinas) e Fernando Augusto (Vitória) e Jill Moser (Nova Iorque).

No programa de residência artística, a Estação Cultural abriga o artista durante uma temporada, para que ele desenvolva seu trabalho. Ao final, uma mostra é aberta ao público. Já passaram pelo local nomes como Luis Hermano e Tomie Othake, dois dos nomes mais importantes da arte contemporânea no Brasil. O programa é realizado graças à parceria entre o Mosteiro Zen Morro da Vargem e o curso de Artes da Ufes.

O curador do programa de residência e professor do Centro de Artes da Ufes Fernando Augusto conta que a intenção é de que, após a realização das mostras confirmadas para este ano, seja lançado um catálogo com as obras. A programação de 2017 está fechada, mas os artistas interessados em participar já podem entrar em contato para discutir a participação no ano que vem.

Serviço

Mostra 'Estação con versa', de Marcelo Silveira

Onde: Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu.

Quando: Somente aos domingos, de 23 de julho a 27 de agosto, das 8 horas ao meio-dia. Grupos podem agendar visitas guiadas para as sextas-feiras, pelo telefone (27) 3257-3030.

Entrada: R$ 5 (taxa de manutenção do mosteiro).

Pontos moeda