Geral

ONU pede 'investigação independente' sobre mortes na Venezuela

O apelo vem dias depois que a OEA indicou que está coletando material para denunciar a Venezuela por crimes contra a humanidade

Genebra - A Organização das Nações Unidas condenou a violência e as mortes durante a eleição na Venezuela. Num comunicado publicado nesta tarde (hora local) em Genebra, o Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos pediu que se abram "investigações independentes" para determinar as circunstâncias de pelo menos dez mortes. O apelo vem dias depois que a Organização dos Estados Americanos (OEA) indicou que está coletando material para denunciar a Venezuela por crimes contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional.

"Lamentamos que pelo menos dez pessoas tenham morrido na Venezuela no fim de semana, enquanto ocorriam protestos sobre a eleição para a Assembleia Constituinte", declarou Elizabeth Throssell, porta-voz da ONU para Direitos Humanos. "Pedimos investigações imediata, efetivas e independentes, e pedimos que o governo coopere plenamente com essas investigações", insistiu.

"Estamos preocupados com o fato de as autoridades venezuelanas continuarem a violar o direito à manifestação pacífica, usando a violência para dispersar seus participantes", disse ela. "Pedimos às autoridades que suspendam o uso excessivo da força para reprimir protestos e que garantam que o direito de manifestar de forma pacífica seja respeitado", reforçou a porta-voz, lembrando que a oposição também deve evitar o uso da força.

De acordo com a ONU, a informação de que casas estariam sendo alvo de operações violentas por forças de segurança é "profundamente preocupante". "Pedimos que essas práticas ilegais cessem imediatamente", completou.

Pontos moeda