Geral

Trudeau diz que é essencial que Nafta contenha painel de resolução de conflitos

O governo Trump lançou uma lista de diversas demandas que deseja realizar para refazer o Nafta na semana passada, e entre seus objetivos estava a revogação desse item

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse nesta terça-feira que era "absolutamente essencial" uma revisão no Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), que contenha um painel de resolução de conflitos - o que o governo de Donald Trump deseja retirar do pacto.

Os comentários de Trudeau representam o sinal mais forte de que o Canadá vê a revogação desse item do Nafta como um dos pontos de inflamação nas negociações trilaterais, que estão programadas para começarem no próximo mês. "Um sistema justo de resolução de disputas é absolutamente essencial para que o Canadá assine", disse o primeiro-ministro. "Esperamos que continue a ser o caso em qualquer cenário para o Nafta para continuarmos a ter um sistema justo de resolução de disputas."

O governo Trump lançou uma lista de diversas demandas que deseja realizar para refazer o Nafta na semana passada, e entre seus objetivos estava a revogação desse item. O represente comercial americano, Robert Lighthizer, afirmou que os EUA estarão olhando as negociações do Nafta para preservar o princípio de "comprar de americanos" e encontrar formas para reduzir o déficit comercial dos EUA com seus parceiros do Nafta. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda