Geral

Agentes de saúde prometem protesto na Serra em razão da demissão de 50 servidores

Segundo o Sindisaúde, servidores foram exonerados na última terça-feira (15) sem justificativa pela Prefeitura da Serra. Protesto acontecerá na sede da Secretaria de Saúde do município

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Espírito Santo (Sindisaúde) vai realizar na manhã desta sexta-feira (18) um ato de repúdio contra a demissão de 50 agentes de saúde, realizada pela Prefeitura da Serra.

O ato, segundo o diretor do Sindisaúde, Jovânio Barbosa, será realizado na sede da Secretaria de Saúde do município, em Portal de Jacaraípe, e vai contar com a participação desses servidores, exonerados na última terça-feira (15) pela administração municipal. Não há previsão de fechamento de vias no protesto.

A reivindicação dos agentes é que a demissão aconteceu sem aviso e justificativa e que a redução no número de agentes pode acarretar o aumento das epidemias, como dengue, zica, chikungunya, febre amarela e raiva animal, principalmente por falta de fiscalização e orientação a população.

"A prefeitura até o momento não deu nenhuma justificativa para nenhuma dessas decisões. A única coisa que eles falaram para os servidores é que eles não seriam mais úteis no município", frisou Barbosa.

A situação

O Sindisaúde afirma que os profissionais foram procurados pela administração no fim de julho para fazer exames periódicos. Na época, diretores(as) conversaram com a subsecretária de Saúde, Cristiane Stein, que negou possibilidade de demissão, informando que a Prefeitura estava apenas averiguando o bem-estar de seus servidores. Pouco tempo depois, os agentes receberam cartas de demissão com aviso prévio indenizado para 57 dias. 

A Prefeitura da Serra foi procurada, mas não respondeu nenhuma das demandas até a publicação da matéria. 

Pontos moeda