Geral

Cariacica abre 600 vagas em cursos gratuitos para quem deseja aprender profissão

Vista Mar e Jardim Botânico são os bairros escolhidos com os cursos de qualificação profissional gratuitos

Moradores de Cariacica que estão em busca de qualificação para entrar no mercado no trabalho, ou ganhar uma renda extra, devem ficar atentos. O OportunidadES, projeto realizado pelo Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) – está com 600 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos abertas para os bairros Vista Mar e Jardim Botânico.

As inscrições começam nesta terça-feira (15) e terminam no domingo (20). Os interessados podem se inscrever em uma das 19 opções de cursos no site. A lista de aprovados, nos dois bairros, será divulgada dia 23 de agosto também pelo site do projeto.

Trezentas vagas são oferecidas em cada bairro. Todos os cursos são presenciais com carga horária de 40 horas e estão divididos em dez opções para o bairro Vista Mar e nove para o bairro Jardim Botânico. Alguns como: Maquiador, Vendedor, Cuidador de Idosos, Decoração e Festas, Panificação, Balconista de Farmácia, entre outros.

“De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), a tendência do ano de 2017 é que a parcela de profissionais autônomos no Brasil chegue a 42% do número total de ocupações no mercado. Por isso, estamos levando cursos gratuitos para a população adquirir conhecimento, incentivando a busca pelo empreendedorismo a fim de gerar renda”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Aulas

As aulas no bairro Vista Mar terão início no dia 31 de agosto e serão aplicadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ayrton Senna, conforme tabela abaixo:

Já no bairro Jardim Botânico as aulas serão iniciadas no dia 30 de agosto e realizadas na Pastoral Jardim Botânico. Confira na tabela abaixo:

Requisitos

São pré-requisitos para concorrer a uma das vagas do OportunidadES: ter idade mínima de 16 anos e residir no bairro ou município onde o curso será realizado. A classificação será por meio de ordem de inscrição e preenchimento correto dos dados.

Certificação

Os certificados serão ofertados pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.

Mais Oportunidades

Foram abertas as inscrições para a terceira oferta de cursos on-line do OportunidadES. São mais de 10 mil vagas para 27 opções de cursos EAD. As inscrições estão abertas e terminam no próximo domingo (20). 

Os interessados podem se inscrever pelo site. Clique aqui!

Pontos moeda