Geral

Evento debate qualidade e quantidade de água na Bacia do Rio Jucu

O encontro, que faz parte do Ciclo de Debates do PERH|ES, acontece a partir das 17h, no Auditório do Centro de Agronegócios de Marechal Floriano

Com o objetivo de estimular o envolvimento dos usuários de água, da sociedade organizada e de representantes do poder público na elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH|ES), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu (CBH-Jucu) realizam uma reunião na próxima segunda-feira (14). 

O encontro, que faz parte do Ciclo de Debates do PERH|ES, acontece a partir das 17h, no Auditório do Centro de Agronegócios de Marechal Floriano, ao lado do Posto do Café, localizado na BR-262, Km 58,5.

Os eventos contarão com uma apresentação técnica do atual estágio do PERH|ES e com a realização de uma mesa-redonda, na qual os participantes poderão contribuir com informações e experiências que possam subsidiar a construção do Plano, além de debater sobre os principais desafios relacionados à qualidade e à quantidade de água na Bacia do Rio Jucu.

O Ciclo de Debates é uma iniciativa da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs). Nos próximos meses, serão realizadas reuniões nas 14 bacias hidrográficas capixabas, com o objetivo de estimular o envolvimento e a mobilização da sociedade na elaboração do PERH|ES. O próximo encontro acontece no dia 15 de agosto, em Vargem Alta, envolvendo a sociedade organizada da Bacia Hidrográfica do Rio Novo.

PERH|ES

O PERH|ES começou a ser elaborado pelo Governo do Estado em janeiro e a expectativa é que o documento seja concluído em julho do ano que vem. O Plano irá estabelecer as diretrizes e os critérios para a gestão da água nos próximos 20 anos, além de orientar ações, políticas e programas voltados para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, tendo em vista a disponibilidade de água no Estado como um todo.

O Plano vem sendo construído a partir de uma consistente base técnica. A ampla participação dos diversos segmentos da sociedade irá contribuir para a consolidação do arranjo institucional necessário para fazer com que o PERH|ES se torne efetivamente um mecanismo de transformação na realidade dos recursos hídricos no Espírito Santo.

Atualmente, o PERH|ES está na fase de Diagnóstico, que compreende o levantamento e a avaliação integrada da situação atual dos recursos hídricos no Estado. Esse trabalho prossegue até setembro e foi dividido em seis etapas: Levantamento de Dados; Análise de Condicionantes; Análise de Eventos Críticos; Estimativa das Disponibilidades Hídricas; Estimativa das Demandas Hídricas; Balanço Hídrico e Identificação de Conflitos de Uso de Água.

Confira a agenda de reuniões do Ciclo de Debates do PERH|ES já confirmada

15/08 – CBH Novo

Vargem Alta

18 horas - Associação Pestalozzi

23/08 – CBH Itabapoana

São José do Calçado

18 horas – Auditório da Secretaria Municipal de Educação

29/08 – CBH São Mateus

São Mateus

18 horas - Auditório da Faculdade Vale do Cricaré

05/09 – CBH-Itaúnas

Pedro Canário

18 horas – Câmara Municipal
Pontos moeda