Geral

Guarda Municipal realiza ações de conscientização sobre a Lei Maria da Penha em Vitória

Neste sábado (12) das 8 às 12 horas, será organizada uma roda de conversa com os moradores do bairro Santo André, no Cajun

Os agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória, por meio da equipe de projetos sociais da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), realizarão ações educativas neste sábado (12) em memória aos 11 anos de vigor da Lei Maria da Penha.

Das 8 às 12 horas, será organizada uma roda de conversa com os moradores do bairro Santo André, no Cajun. Os presentes poderão tirar todas as dúvidas sobre a lei, os direitos das mulheres e as penalidades previstas aos agressores.

Já à tarde, das 14 às 17 horas, a equipe de projetos sociais estará no parque Pedra da Cebola e abordará as pessoas que estiverem no local para informar e orientar sobre a lei, além da importância da denúncia contra os agressores.

Botão do Pânico

A Guarda Civil Municipal de Vitória foi a primeira instituição de segurança do País a adotar o Botão do Pânico para as mulheres vítimas de violência doméstica. O projeto teve início em 2013, por meio de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo, e até hoje ajuda as mulheres que possuem medidas preventivas contra seus ex-companheiros.

O botão é um dispositivo eletrônico de segurança preventiva que possui GPS e também gravação de áudio. Assim que a vítima aciona o aparelho, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal é acionada e vai ao encontro da mulher para oferecer proteção e deter o agressor, caso o mesmo se encontre ainda no local. 

Pontos moeda