Geral

Número de incêndios florestais em Portugal atinge recorde em um só dia

As altas temperaturas provocaram incêndios florestais no Norte e no Centro de Portugal desde quarta-feira (9)

Portugal sofreu com o maior número de incêndios florestais em um único dia deste ano, no último sábado (12), com 297 focos em todo o país, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). A informação é da Agência Xinhua.

Mais de 70 incêndios se espalharam às 3h de sábado em vários locais no Norte e na parte central do país. Um plano de emergência foi ativado em Coimbra, a cerca de 200 quilômetros (km) ao norte de Lisboa.

A porta-voz da ANPC, Patricia Gaspar, disse que o sábado superou a sexta-feira (11), quando 220 incêndios florestais se espalharam pelo país.

Na cidade de Tomar, a cerca de 140 km ao norte de Lisboa, mais de 200 pessoas em uma fazenda foram evacuadas, bem como moradores de várias casas, sob ameaça de incêndio.

De acordo com a ANPC, mais de 4 mil bombeiros trabalhavam para controlar as chamas em todo o país. Cerca de 600 militares e 116 veículos também estão ajudando no combate ao fogo.

Em junho deste ano, o país sofreu o pior incêndio florestal em quatro décadas. em Pedrógão Grande, a cerca de 200 km ao norte de Lisboa, deixando 64 mortos e mais de 250 feridos.

Pontos moeda