Geral

Oficinas para incentivar artesãos à economia criativa começam em setembro em Viana

Participarão os artesãos que estiveram presentes na palestra 'Design do Artesanato', realizada em agosto

Seis oficinas estão no cronograma de atividades do Programa de Gestão e Desing no Artesanato para os artesãos de Viana. O ciclo de atividades faz parte do conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas para fomentar a economia criativa no município. A primeira oficina será no dia 16 de setembro, com o tema Design e Criatividade, às 8 horas, no Centro de Qualificação Profissional, em Viana Sede. 

As capacitações serão ministradas pela equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A iniciativa faz parte do Programa 'Cidade das Artes', da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo e, do Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense (Gerar). Durante os encontros, os artesãos participarão de oficinas que envolvem desde o processo de criação até formação de preço, além de comercialização de produto final.

De acordo com a secretária de Comunicação, Cultura e Turismo de Viana, Daniele Bolonha, as oficinas fazem parte de um conjunto de ações para incentivar o trabalho desses profissionais. “Nosso objetivo é estimular as atividades artesanais como fonte de renda. Além do vínculo cultural, o objetivo é ainda incentivar a profissionalização do artesão. Estamos dando esse suporte para que, futuramente, eles estejam com o projeto consolidado”, explica.

As oficinas serão ministradas uma vez por semana, durante seis semanas seguidas, para turma com capacidade máxima de 20 profissionais. Ao final, os participantes podem solicitar o certificado de conclusão. Além da capacitação “Desing e Criatividade”, estão previstas no cronograma palestras sobre Microempreendedor Individual (MEI), além de oficinas de Design e Criatividade, Design e Identidade, Design e Processos, Design e Embalagem, Gestão e Formação de Preço e Gestão e Comercialização.

Ciclo de Atividades

A palestra “Design no Artesanato” deu início ao ciclo de atividades com os artesãos do município. O workshop foi realizado no Centro de Qualificação Profissional, em Viana Sede, no último dia 15 de agosto, e contou a participação de aproximadamente 30 artistas do município.

O objetivo do curso é trazer aos artesãos do município aprimoramento em suas atividades, assim como os conceitos de artesanato e design, o artesão e o ambiente de trabalho, casos de sucesso, entre outros conteúdos com incentivo à economia criativa.

Confira a programação das oficinas:

16/09 – Design e Criatividade

23/09 – Design e Identidade

30/09 – Design e Processo

07/10 – Design e Embalagem

14/10 – Gestão e Formação de Preço

21/10 – Gestão e Comercialização

Local: Centro de Qualificação Profissional, Viana Sede.

Pontos moeda