Geral

Você sente muito cansaço e fadiga? Veja 8 sinais de Vitamina D baixa no corpo

Segundo a nutricionista Estela Reginatto, a falta da vitamina no corpo também pode causar depressão

Você é uma daquelas pessoa que vive se queixando de cansaço, fadiga e dores musculares? É necessário ter atenção para esses sintomas pois podem indicar que seu corpo está com baixa Vitamina D, muito comum nas pessoas que não tomam sol. Além dos sinais citados, segundo a nutricionista Estela Reginatto, a falta de Vitamina D pode afetar até a auto-estima levando à depressão.

De acordo com Estela, é uma tarefa simples aumentar os níveis da vitamina no corpo. "O recomendado é tomar sol de 15 a 20 minutos por dia pela manhã, no horário entre 10h e 11h. Nesse período, é importante não usar protetor solar. Além disso, 60% do corpo deve estar exposto ao sol e deve-se esperar duas horas para tomar banho", diz a nutricionista.

Veja abaixo 8 sintomas de vitamina D baixa no corpo
1- Dor nos ossos;
2- Dor e inchaço nas articulações;
3- Dificuldade de cicatrização;
4- Perda óssea;
5- Dores musculares;
6- Dor nas costas;
7- Depressão;
8- Aumento do resfriados e doenças infecciosas.

Estela Reginatto conta que a melhor forma de aumentar a Vitamina D é tomando sol, porém, há a possibilidade de aumento através de suplementação. "Como tomar sol diariamente da forma correta todos os dias não é comum na sociedade, faz-se necessária a reposição dessa vitamina via oral ou sublingual. Dessa maneira, não temos como aumentar os níveis de Vitamina D se não tomarmos sol ou se não fizermos a suplementação", diz.

"A falta de Vitamina D também pode causar depressão. Isso se sustenta por uma pesquisa científica realizada nos EUA que analisou que mulheres jovens com depressão aumentaram a auto-estima ao fazerem uso da Vitamina D", fala Estela.

Pessoas que não tomam sol têm maiores chances de desenvolver fraturas ósseas, segundo a nutricionista. "A vitamina é muito importante para manter a massa óssea. Pessoas que têm vitamina D baixa também têm dificuldade na cicatrização. Também pode causar dor muscular e está associada à queda de cabelo. O que mais desenvolve é a diminuição da energia. É muito fácil de se tratar e os benefícios à saúde vão muitos", finaliza.

Live sobre o assunto

Nesta terça-feira (8), às 18h, a nutricionista Estela Reginatto participa de uma entrevista ao vivo na Fanpage do Jornal Online Folha Vitória no Facebook. Têm dúvidas sobre o assunto? Fique ligado e participe da transmissão enviando seu relato ou questionamento sobre Vitamina D.

Pontos moeda