Geral

Abertas inscrições para 600 vagas em cursos gratuitos de qualificação na Grande Vitória

As vagas são destinadas a pessoas maiores de 16 anos, preferencialmente aos moradores dos bairros contemplados

As inscrições para 600 vagas em cursos gratuitos de qualificação para moradores do bairro República, em Vitória, e Porto de Santana, no município de Cariacica, estão abertas. 

Acesse agora o site do projeto OportunidadES e faça sua inscrição!

Estão disponíveis 600 vagas em 20 áreas de cursos de qualificação profissional gratuitos para os dois bairros. As inscrições começam nesta terça-feira (26) e acabam no próximo domingo (1).

A seleção será feita de acordo com o preenchimento correto dos dados no ato do cadastro e por ordem de inscrição. A lista de aprovados será divulgada pelo site do projeto na próxima quarta-feira (04), e as aulas inaugurais estão previstas para acontecer no dia 10 de outubro, no bairro República, e 11 de outubro, em Porto de Santana. A confirmação de horário e local será divulgada pelo site.

O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) – e, nesta edição, as 600 vagas ofertadas estão divididas em 300 para cada bairro, com dez opções de cursos em Bairro Republica e dez em Porto de Santana. Os cursos ofertados são das áreas de Moda e Beleza, Serviços e Saúde. Áreas definidas a partir de uma pesquisa feita pelo Sebrae.

“Nós fizemos uma pesquisa ampla visando atender às demandas da população capixaba sobre geração de emprego e renda e estudamos uma metodologia fornecida pelo Sebrae sobre quais são as áreas para melhor se empreender em 2017. E foi com base nessas informações que idealizamos o projeto. O nosso objetivo é oferecer às comunidades opções de qualificação profissional para que os cidadãos consigam driblar a crise econômica”, destacou o secretário.

E o objetivo está sendo alcançado. De acordo com o estudo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), o índice de desemprego no Espírito Santo sofreu uma pequena queda. No segundo trimestre de 2017, de abril a junho, o número de desempregados no Estado passou a ser 282 mil, 10 mil pessoas a menos em relação ao levantamento anterior.

Confira nas tabelas abaixo os cursos ofertados em cada bairro:

Bairro República (Vitória)

Porto de Santana (Cariacica)

Inscrições

As inscrições iniciaram nesta terça-feira (26) e terminam no domingo (01). Os interessados devem acessar o site www.oportunidades.es.gov.br para se inscrever. O resultado será disponibilizado na próxima quarta-feira (04).

Requisitos

Os pré-requisitos para se inscrever no projeto OportunidadES são: ter idade mínima de 16 anos e residir no bairro ou município onde o curso será realizado. A seleção será feita por ordem de inscrição e o preenchimento correto dos dados.

Aulas

Em Bairro Republica as aulas serão realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Arnulpho Mattos e em Porto de Santana, na Igreja Católica do bairro.

As aulas inaugurais estão previstas para acontecer no dia 10 de outubro em Bairro República e no dia 11 de outubro em Porto de Santana, sendo obrigatória a presença dos classificados para efetivação da matrícula. A confirmação de horário e local serão divulgadas pelo site do projeto.

Sucesso

O projeto OportunidadES em apenas quatro meses alcançou a meta estabelecida para o final de 2017 de ofertar mais de 40 mil vagas em cursos presencias e na modalidade on-line. Até o momento, o OportunidadES ofertou aproximadamente 50 mil vagas nas duas modalidades. A expectativa é de que até dezembro deste ano sejam ofertadas mais 16 mil vagas presenciais e a distância.

Pontos moeda