Geral

Advogado de Trump diz que projeto de edifício em Moscou era 'acordo imobiliário'

Cohen prestou depoimento privado ao Comitê de Inteligência do Senado, uma das diversas comissões do Congresso que investigam uma suposta interferência russa na eleição presidencial dos EUA

Uma proposta abandonada para desenvolver uma Trump Tower em Moscou durante a eleição presidencial americana de 2016 foi "apenas um acordo imobiliário e nada mais", disse nesta terça-feira o advogado Michael Cohen, que representa o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Cohen prestou depoimento privado ao Comitê de Inteligência do Senado, uma das diversas comissões do Congresso que investigam uma suposta interferência russa na eleição presidencial dos EUA e potenciais ligações entre a Rússia e a campanha de Trump. O conselheiro especial Robert Mueller está conduzindo sua própria investigação criminal.

Em uma declaração preparada obtida pela Associated Press, Cohen abordou as revelações do mês passado de que a Organização Trump considerou fazer negócios na Rússia por meio de uma Trump Tower em Moscou na época das primárias republicanas. O advogado revelou detalhes do acordo, dizendo que ele havia trabalhado na proposta imobiliária com Felix Sater, um associado nascido na Rússia que afirmou ter conexões profundas com Moscou. Cohen também disse que enviou uma mensagem ao secretário de imprensa do Kremlin depois que Sater sugeriu que a proposta exigiria aprovação do governo russo.

As discussões sobre o potencial desenvolvimento do negócio ocorreram no outono de 2015 no Hemisfério Norte, meses depois de Trump ter declarado sua candidatura, e terminou no ano passado, quando Cohen determinou que o projeto não era viável. Em sua declaração nesta terça-feira, o advogado afirmou que a proposta era "apenas um acordo imobiliário e nada mais. Eu estava fazendo o meu trabalho".

A Organização Trump disse anteriormente que o acordo de licenciamento "não foi significativamente avançado" e que nenhum financiamento foi materializado durante as negociações. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda