Geral

Com reservatórios baixos e captação no limite, Guaçuí vai multar quem desperdiçar água

O comunicado já foi divulgado solicitando que usuários economizem água, e se não chover nos próximos 10 dias, o município terá rodízio de água. Um telefone foi disponibilizado para denunciar quem desperdiça

O longo período de estiagem na região sul do Estado já preocupa alguns municípios, que já adotam medidas para continuar abastecendo a população. Em Guaçuí, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) divulgou um comunicado solicitando à população que economize água. O usuário que fizer uso indevido de água está sujeito à multa.

Segundo o diretor do SAAE, Ivan Viana de Oliveira, a falta de chuvas na região de Guaçuí fez com que a capacidade de captação de água bruta para tratamento chegasse ao limite. “A nossa captação está no limite e precisamos que os usuários economizem água e só a utilizem para o consumo humano”, destaca.

O SAAE pede que a população de Guaçuí não utilize água tratada, de forma indevida - com o uso de mangueiras -, para a lavagem de veículos, calçadas, ruas, prédios comerciais e outras instalações, dentro da cidade. Quem fizer uso da água de forma irregular será punido com multa. Qualquer cidadão pode denunciar quem fizer o uso indevido da água. “A pessoa pode fazer a denúncia, para que o SAAE apure a situação, e sua identidade será preservada”, explica Viana.

Se não chover nos próximos 10 dias, será necessário iniciar o que a autarquia chama de “manobras de contenção”, de acordo com o SAAE. Será fechada a distribuição durante um período do dia e iniciado o sistema de rodízio, abrindo a água para cada região da cidade de forma alternada. “Se não chover, vamos ter que fazer sistema de rodízio na cidade até que a situação seja normalizada com a chegada de chuvas”, conclui o diretor

Pontos moeda