Geral

Em homenagem aos 466 anos, Vitória ganha escultura em 360º que forma o nome da cidade

Monumento "Vitória 360 Graus" é uma arte anamórfica, na qual o observador só consegue ver a verdadeira forma de um ângulo específic

Moradores e visitantes vão ganhar um presente único para comemorar o aniversário de 466 anos de Vitória. É a escultura anamórfica "Vitória 360 Graus", que forma o nome Vitória e passa a integrar o patrimônio arquitetônico e paisagístico da cidade, além de se tornar um atrativo turístico.

O monumento, que foi montado próximo à Curva da Jurema e possui 4 metros de profundidade, cerca de 2,5 metros de altura e 12 metros de comprimento, foi criado e doado ao município pelo designer Zota Coelho. Empresas locais também formaram uma parceria para a doação da escultura à cidade. A inauguração será nesta quinta-feira (7), às 9 horas.

"Esse monumento, que será inaugurado para comemorar os 466 anos da capital, vai expressar o amor de todos, moradores e turistas, a Vitória, e não há registro de outra cidade no mundo com tal escultura, a qual mostra o seu nome de forma anamórfica. E com um detalhe: sem custos para o município", destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Ponto turístico

O secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, enfatizou que o monumento é mais uma ação desenvolvida com o apoio da iniciativa privada em parceria com a Prefeitura de Vitória. "Tenho certeza de que o monumento vai se tornar um ponto turístico da cidade, onde as pessoas vão querer levar pra casa recordação de ter passado por essa capital linda que é Vitória", disse.

Cores

O monumento, inicialmente, será inaugurado na cor branca, mas a proposta da Prefeitura de Vitória é que ele sempre esteja em transformação por períodos, com a mudança da coloração por meio de intervenções artísticas, seja ela realizada por fotógrafos, grafiteiros, artistas plásticos e alunos da rede pública municipal de ensino.

"Assim, será possível que se renove a vontade e o desejo de o monumento ser clicado novamente e compartilhado nas redes sociais, e o nome de Vitória siga pelo mundo afora pelas fotos tiradas", apontou o secretário.

Ideia

O designer Zota Coelho explicou que a escultura foi pensada em algo diferente para que pudesse ser vista, frequentada e fotografada pela sua originalidade. E que a proposta nasceu a partir de uma conversa com um grupo de amigos empreendedores que sentiam que Vitória poderia ter um letreiro para identificar a cidade.

"Em várias cidades do mundo, há letreiros localizados em pontos que mostram apenas um lado. Então, veio a proposta de uma escultura anamórfica, a qual é possível trabalhar com curvas e ângulos. Vitória é uma cidade linda que pode ser vista por todos os lados. Por isso, optamos por um letreiro que pudesse mostrar isso, para estimular essa visão nas pessoas", apontou o designer.

Arte anamórfica

O monumento "Vitória 360 Graus" é uma arte anamórfica, na qual o observador só consegue ver a verdadeira forma de um ângulo específico. Esse tipo de arte é muito utilizada hoje em dia em diversos setores e locais, podendo ter aplicação em arte urbana, em esculturas, nas artes plásticas e até mesmo na arquitetura, com o objetivo de criar obras incomuns e sempre criativas.

Pontos moeda