Geral

Empresa solicita cadastramento para operar ônibus de city tour em Vitória

Os ônibus possuem a parte superior aberta para os passageiros terem uma visão panorâmica da cidade

Moradores de Vitória e turistas estão perto de contemplar as belezas e atrações da capital em cima de um ônibus turístico de dois andares. A Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) recebeu de uma empresa de transporte turístico solicitação de cadastramento para operação do serviço de city tour.

Esses ônibus possuem a parte superior aberta para os passageiros terem uma visão panorâmica da cidade. Essa é a primeira empresa do setor interessada em operar o serviço na capital. O ônibus, inclusive, já está em fabricação. A previsão para início das atividades em Vitória é dezembro próximo, com investimento 100% privado, sem uso de dinheiro público. O valor do passeio será definido pela companhia de city tour.

"Outras empresas que tiverem interesse podem dar entrada no pedido na Prefeitura, e a demanda será estudada por uma comissão. O serviço só pode ser prestado por transportadoras turísticas e por agências de turismo com frota própria, devidamente cadastrada no Ministério do Turismo", ressaltou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacando que esse é um presente de aniversário para a cidade, que está comemorando 466 anos.

Roteiros

Com a solicitação de cadastramento e operação, as propostas de roteiros serão analisadas por uma equipe técnica formada por servidores da Semtte e das secretarias municipais de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e Desenvolvimento da Cidade (Sedec). Os membros poderão solicitar ajustes para posterior aprovação.

"Vitória passa a ter a possibilidade de ter um serviço de transporte turístico diferenciado, como já acontece em várias cidades do mundo. A população, agora, terá como conhecer melhor a cidade, e o turista que chega a Vitória terá uma referência para visitar os principais atrativos do município", destacou o titular da Semttre, Leonardo Krohling.

Região Metropolitana

O secretário enfatizou ainda a importância de o serviço de city tour também ocorrer em outras cidades da Região Metropolitana. "Temos total interesse para que a Grande Vitória esteja incluída também, porque Vitória é uma cidade indutora do turismo. Nada melhor do que englobar Vila Velha, Serra e Cariacica para que tenhamos todos os atrativos turísticos visitados pelos moradores e visitantes por meio do ônibus", apontou.

Decreto

Decreto que dispõe sobre o transporte coletivo turístico de passeio local de passageiros na cidade foi publicado no Diário Oficial do Município, em 23 de julho passado. Com ele, foi possível regulamentar a atividade de transporte coletivo remunerado de passageiros na modalidade passeio local.

Pontos moeda