Geral

II Seminário de Trânsito e Cidadania, do Detran|ES, ultrapassa 500 inscritos

O evento acontece nestas segunda (18) e terça-feira (19) e reúne especialistas para discutir assuntos relacionados à municipalização do trânsito e à formação dos condutores

Foram encerradas as inscrições para o II Seminário de Trânsito e Cidadania, organizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) para a Semana Nacional de Trânsito. Ao todo, foram 512 pessoas inscritas. O evento acontece nestas segunda (18) e terça-feira (19) e reúne especialistas para discutir assuntos relacionados à municipalização do trânsito e à formação dos condutores.

De acordo com o Detran|ES, do número total de inscritos, 307 se inscreveram para os dois dias, 91 para a palestra municipalização do trânsito, na segunda (18), e 114 para o painel de formação dos condutores.

A diretora geral do Detran|ES, em exercício, Édina de Almeida Poleto, ressalta a importância do II Seminário de Trânsito e Cidadania. “Nossa intenção é promover um debate com a sociedade sobre sua responsabilidade no trânsito, levando-o a entender que ele tem o poder de mudar sua trajetória por meio de suas escolhas. Esse é um dos motivo de colocarmos em discussão mudanças na Formação do Condutor”, diz.

Nesta segunda-feira serão promovidos debates sobre os desafios dos municípios, sinalização, mobilidade urbana, fiscalização, educação para o trânsito e apoio psicológico às vítimas e familiares de acidentes de trânsito. Embora a municipalização do trânsito esteja prevista desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997, o número de municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) ainda é pequeno: apenas 8.

Já na terça-feira, haverão discussões sobre os Centros de Formação de Condutores (CFCs) como agentes transformadores e sobre alterações na Resolução N.º 168, de 2004, que estabelece as normas e os procedimentos para formação de condutores, realização dos exames, expedição de documentos de habilitação e cursos de formação, especializados e de reciclagem.

Semana Nacional de Trânsito
18 A 25 DE SETEMBRO

18/09 – II Seminário de Trânsito e Cidadania
Tema: “MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO”
Horário: 8h às 17 horas
Local: Centro de Convenções de Vitória

19/09 - II Seminário de Trânsito e Cidadania
Tema: “FORMAÇÃO DO CONDUTOR”
Horário: 8h às 17 horas
Local: Centro de Convenções de Vitória

23/09 – “II DIA D DETRAN|ES”
Horário: 9h às 14 horas
Local: Parque da Cidade, em Jardim Limoeiro, na Serra

Pontos moeda