Geral

Motoristas podem resolver pendências com Detran|ES durante II Dia D neste sábado, na Serra

O evento faz parte da programação do órgão para a “Semana Nacional de Trânsito”, que tem como tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”

Os condutores que desejam resolver pendências com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) encontrarão vários serviços juntos no “II Dia D do Detran|ES”, um mutirão de ações voltadas principalmente para a área de trânsito, que acontece no próximo sábado (23), de 9h às 14h, no Parque da Cidade, na Serra. O evento faz parte da programação do órgão para a “Semana Nacional de Trânsito”, que tem como tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

"O Dia D marcará o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, com o Detran|ES reunindo vários parceiros lá no Parque da Cidade. Então, o condutor poderá fazer consultas de pontuação de infrações, tirar dúvidas de como fazer um recurso de uma multa, atualizar o cadastro dele e vários outros serviços também para a população como corte de cabelo, simulação de resgate de vítimas de acidente de trânsito, brincadeiras para crianças e etc...", fala o diretor de habilitação e veículos do Detran|ES, José Eduardo de Souza Oliveira.

O objetivo da ação é facilitar o acesso a serviços do órgão e também oferecer um dia de atendimentos para motoristas e, ainda, atividades culturais, de saúde, lazer e educação de trânsito. O cidadão que for até o local terá a oportunidade de solicitar serviços relacionados à habilitação e a veículos, orientação jurídica para recursos de multas e indicação de condutor e participar de ações de educação para um trânsito mais seguro.

Além dos serviços do Detran|ES, os participantes poderão ter orientações básicas sobre mecânica, fazer revisão de motocicleta, ajuste e lubrificação de bicicletas. Ainda serão disponibilizados serviços como aferição de pressão e glicemia, corte de cabelo, emissão de boletim de acidente de trânsito e orientações sobre seguro DPVAT. O público também poderá participar de ações educativas e de uma simulação de resgate de vítima presa às ferragens de um veículo.

É importante que o cidadão que for participar leve seus documentos pessoais, que podem ser solicitados em alguns atendimentos, tais como carteira de identidade, CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento do veículo e comprovante de residência atualizado. Alguns serviços serão limitados e serão oferecidos de acordo com a ordem de chegada dos usuários.

Para oferecer todos os serviços, o Detran|ES conta com a parceria da Prefeitura Municipal da Serra, e com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Polícia Militar, Polícia Civil, Delegacia de Delitos, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Banestes Seguros, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), Núcleo de Operações de Transporte Aéreo (Notaer/ES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/ES), Sindicato dos Corretores de Seguros e de Empresas Corretoras de Seguros do Espírito Santo (Sincor-ES), Sest Senat, e outros parceiros de empresas privadas.

Veja abaixo os serviços ofertados no “II Dia D do Detran|ES”

- Habilitação (orientação para primeira habilitação e renovação; informação sobre exame toxicológico; atualização de endereço; solicitação de 2ª via de CNH, CNH Definitiva e Permissão Internacional para Dirigir);

- Veículos (comunicado de venda; atualização de endereço no mesmo município; emissão de boletos; abertura de processo);

- Orientação jurídica;

- Informação sobre indicação de condutor, recurso de multa, pontuação e penalidades administrativas; consulta de auto de infração; entrega de CNH para cumprimento de penalidade;

- Orientações sobre seguro DPVAT;

- Revisão gratuita de 21 itens de motos;

- Orientações básicas da mecânica de um carro;

- Ajuste e lubrificação de bicicletas;

- Atividades de educação para o trânsito;

- Apresentações culturais;

- Confecção de boletins de acidentes de trânsito e de perda/furto de documentos;

- Corte de cabelo;

- Simulação de resgate de vítimas de acidente de trânsito;

- Simulação de cálculo de seguros;

- Verificação de pressão arterial e de glicemia;

- Brincadeiras para crianças.

Pontos moeda