Geral

Sobe para 15 número de vítimas fatais de terremoto no México

Pela previsão do centro, Equador, El Salvador e Guatemala poderão registrar ondas de até um metro

Cidade do México - O número de vítimas fatais do terremoto que atingiu o México no fim da noite de quinta-feira (pelo horário local) subiu para pelo menos 15, segundo informou o chefe da Defesa Civil Nacional, Luis Felipe Puente, à emissora Televisa.

O tremor de magnitude 8,1 atingiu a costa do Estado mexicano de Chiapas, perto da fronteira com a Guatemala, e foi apenas um pouco mais fraco que o terremoto de magnitude 8 de 1985, que matou milhares de pessoas e devastou amplas áreas da Cidade do México, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Centenas de prédios desabaram ou foram danificados pelo último tremor, o fornecimento de luz elétrica foi cortado brevemente para mais de 1,8 milhão de pessoas e as escolas ficaram fechadas em pelo menos 11 Estados do país, para verificação das condições de segurança, disseram autoridades.

O USGS registrou também ao menos 20 tremores secundários de magnitude 4 ou maior nas cinco horas que se seguiram ao terremoto principal, e o presidente do México, Enrique Peña Nieto, alertou que outro abalo de até 7,2 poderá ocorrer.

Já o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico relatou que ondas de um metro acima do nível da maré foram observados na costa de Salina Cruz. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda