Geral

Grupo de alunas cria aplicativo que rastreia bagagens de avião e informa histórico

O aplicativo foi desenvolvido pelas alunas de Engenharia de Produção Amanda Carvalho Fernandes, Beatriz Cutlak Schiavi, Clara Santandrea Augusto e Juliane Jampolsky

A cada ano que passa, o número de passageiros das companhias aéreas aumenta e um dos maiores receios deles é o extravio de bagagens. Pensando nisso, alunas de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Paulo, desenvolveram um rastreador de bagagens aéreas nacionais, o 'Back2’U', que permite ao usuário ter acesso da localização de seus pertences, por meio de um sistema implementado.

O aplicativo foi desenvolvido pelas estudantes Amanda Carvalho Fernandes, Beatriz Cutlak Schiavi, Clara Santandrea Augusto e Juliane Jampolsky. "A ideia surgiu pelo fato de querermos desenvolver algo que realmente fizesse diferença na vida das pessoas. Outro fator de motivação foi o caso de uma integrante do grupo que perdeu a bagagem durante uma viagem e não conseguiu mais recuperar os pertences. O valor ressarcido pela companhia foi bem abaixo do que os itens da mala realmente valiam também e por isso percebemos a importância desse produto na vida das pessoas", diz a estudante Amanda Carvalho.

Com a aquisição Back2’U e ao inseri-lo na bagagem, o usuário terá acesso a localização da mala a partir de um aplicativo instalado no celular. Desta forma, ele terá a possibilidade de monitorar seus pertences e, em caso de extravio, encontrá-los mais rápido.

"O aplicativo terá várias abas de serviços e o intuito é integrá-lo às respectivas companhias aéreas. Ao fazer checkin, o passageiro pode ter a possibilidade de comprar o produto e inserir nas suas malas. O rastreio será feito por meio do aplicativo no celular. A cada cinco segundos é atualizada a localização e também o histórico por onde a bagagem passou. Esse sistema facilita também a comunicação com a companhia aérea", acrescenta Amanda.

Para o futuro, o grupo estuda disponibilizar o produto por um valor que varia de R$ 50,00 a R$ 100,00, o que é um grande diferencial competitivo, uma vez que aplicações similares disponíveis no mercado costumam chegar a 400 reais, mais a taxa de mensalidade.

O trabalho completo será apresentado na 23ª Edição da Eureka, evento que reúne trabalhos de conclusão de curso altamente inovadores das áreas de Engenharia, Administração e Design.

Pontos moeda