ADOTE UMA CAUSA

Geral

Instituto João XXIII é a próxima instituição apoiada pelo Instituto Americo Buaiz

Esta será a última instituição apoiada neste ano. As próximas ONGs receberão apoio a partir de 2018

O Instituto Americo Buaiz já escolheu uma nova entidade a ser apoiada nos próximos projetos. Dessa vez, a parceria é realizada com o Instituto João XXIII, que busca promover a inclusão de crianças, adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social, proporcionando-lhes oportunidades e facilidades educativas, com vistas ao desenvolvimento físico, cognitivo, moral, social e espiritual.

Localizado no bairro Consolação, em Vitória, o Instituto João XXIII atende, em 2017, 168  crianças e adolescentes em situação de risco social, oferecendo atividades socioeducativas de musicalização, viola, violino, ioga, arteterapia e judô. Para os adultos, são oferecidos cursos de qualificação em parceria com o Senac. Para crianças de 03 a 06 anos, o instituto oferece espaço lúdico para brincadeiras em parceria com o CMEI Laurentina Mendonça. 

O instituto oferece os serviços para os moradores de 25 bairros do município da capital, totalizando uma população superior a 86 mil habitantes. São atendidos os bairros de Consolação, Gurigica, Horto, Monte Belo, Bento Ferreira, Jesus de Nazareth, Ilha de Santa Maria, Romão, Cruzamento, Jucutuquara, Fradinhos, Piedade, De Lourdes. São Benedito, Bonfim, da Penha, Itararé, Santos Dumont, Santa Cecília, Maruípe, Tabuazeiro, São Cristovão, Santa Martha, Andorinhas, Joana D´arc também são bairros contemplados com o atendimento do instituto.

Para receber os serviços, o público prioritário são crianças e adolescentes com idade entre 07 e 18 anos, jovens entre 19 e 29 anos, em situação de risco ou vulnerabilidade, residentes no entorno; Crianças e adolescentes estudantes de escola pública ou bolsistas de escola particular; Crianças e adolescentes encaminhadas por serviços de acolhimento institucional ou da rede socioassistencial. 

De acordo com a gerente executiva do Instituto Americo Buaiz, Cristina Barbiero Moraes, a proposta da parceria é dar mais visibilidade às instituições que realizam um bom trabalho em prol da população. "Além das ações que vamos preparar, ainda temos uma série de informações que serão divulgadas nos veículos de comunicação da Rede Vitória", salientou. Dessa vez, os funcionários do Shopping Vitória são os convidados para serem voluntários nas ações da campanha.

O Instituto João XXIII será a última entidade apoiada neste ano, mas os trabalhos do Instituto Americo Buaiz continuam em 2018. Para saber mais sobre como funciona o apoio social, basta acessar o site para obter informações e fazer o cadastro.

Entidades do Terceiro Setor devidamente regularizadas perante os órgãos competentes e legalmente constituídas há pelo menos três anos podem pleitear o apoio social do Instituto Americo Buaiz, preenchendo o formulário e enviando a documentação solicitada.

Conheça o Instituto João XXIII

O Instituto João XXIII foi fundado em 04/07/1999 por iniciativa do Dr. José Osvaldo Bergi, sua esposa, Norozeti Z. Giuberti Bergi e demais colaboradores que lançaram as bases do ideal da Entidade: um projeto social que conclamava as pessoas de boa vontade para a formação de valores morais, éticos e de cidadania, o ensino profissionalizante, a educação musical e as expressões da solidariedade.

De 1999 a 2004, o Instituto apoiou financeiramente outros projetos sociais. Em setembro de 2003, teve início o projeto Crescer com Arte, desenvolvido no bairro Itararé, onde foi instalada a sede social. No final daquele ano, o Coral Arco íris, realizaria sua primeira apresentação, participando do Segundo Encontro Ecumênico de Corais na Igreja Santa Rita, tendo sido inesquecível a sua apresentação.

Em 2004, teve início uma parceria com a ArcelorMittal Tubarão e, foi obtido o reconhecimento de Utilidade Pública a nível Municipal. No ano seguinte, foi obtido o mesmo reconhecimento a nível Federal. A parceria com a empresa prevaleceu até o final de 2014.

Em 2010, entrou em funcionamento a nova sede do Instituto João XXIII, no bairro Consolação, com espaço expressivo, salas equipadas, quadra poliesportiva, um ambiente moderno, confortável e educativo. Esse ano, também foi marcado pelo início de mais uma parceria, desta vez, com a Petrobras.

Em abril de 2011, faleceu o fundador e Presidente da Instituição – Dr. José Osvaldo Bergi e, novos desafios se colocaram para toda a equipe e Diretoria.

No final de 2011 a instituição foi agraciada com o Prêmio Dom Luiz Gonzaga pelo Governo do Estado do Espirito Santo e foi semifinalista no prêmio Itaú-Unicef. O ano de 2012 se mostrou desafiante e rico, com inclusão de oficina de audiovisual para adolescentes, vários eventos com familiares e comunidade, lançamento do 1º livro “Manual de Jogos Recicláveis”, eleição de nova diretoria onde assumiu a presidência a Srta. Adriana Bergi. A partir de 2014 iniciamos participação no Programa de Organizações Sociais, da Fundação Dom Cabral que objetiva melhorar a gestão institucional.

Pontos moeda