Geral

Placa instalada na rota turística ‘Caminho das Flores’ causa polêmica em Pedra Azul

Os moradores reclamam que o outdoor, instalado em um terreno particular, compromete a visão bucólica do local. A rota turística se estende pela Rodovia ES 164 e tem 14 quilômetros de extensão

Uma placa de outdoor instalada na rota turística ‘Caminho das Flores’, em Pedra Azul tem causado revolta e indignação nos moradores por conta da poluição visual no distrito de Domingos Martins. Além disso, a placa - instalada em um terreno particular -, não segue o padrão das outras instaladas no trecho de 14 quilômetros da rota.

De acordo com uma moradora, que prefere não se identificar, a placa compromete a vista bucólica de Pedra Azul. “A placa é gigante e feia, não segue o padrão das que já estão instaladas no Caminho das Flores. Temos um modelo padrão de placas e ela está completamente fora desse padrão”, ressalta.

Além de conversar com o dono do terreno, onde está instalada a placa, a moradora também procurou o restaurante que anuncia no outdoor. “Quando a placa foi instalada, enviamos a foto para ele. Mas, ele nos disse que a empresa é de um amigo e, por isso, cedeu o espaço. Procurei também os responsáveis pelo restaurante e deixei claro que estamos chateados com a placa”, continua a moradora.

Outro morador do local contou que procurou o dono do terreno e ele se mostrou sensível ao assunto. “Ele disse que o amigo pediu e ele cedeu, mas não tinha noção do tamanho da placa. Ele mesmo criticou a placa. Quando instituímos o Caminho das Flores, uma das determinações foi a padronização das placas. Além de ser uma poluição visual, é também uma agressão ao meio ambiente”, completa.

Por meio de nota, a Prefeitura de Domingos Martins informa que a empresa será notificada a retirar a placa ou regularizar conforme legislação municipal.

A reportagem tentou contato com o proprietário do terreno , mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. 

Caminho das Flores

A rota turística Caminho das Flores se estende pela Rodovia ES 164. O projeto foi uma medida da secretaria de turismo para difundir algumas atrações da região. O local conta com cinco rotatórios e projetos paisagísticos com flores. Entre os atrativos da rota, estão: restaurantes, lojas de produtos agrários e orgânicos, igrejas, hotéis e parques. Além disso, a Rota do Lagarto, porta de entrada para a Pedra Azul, tem uma das suas saídas no Caminho das Flores.

Pontos moeda