Geral

Quando chove, seu sinal de internet fica ruim? Entenda!

Muitas pessoas reclamam que quando começa a chover, a internet para de funcionar ou fica muito lenta

Já imaginou você acessando uma notícia importantíssima no Jornal Online Folha Vitória e de repente aparece a mensagem de que a página não pode ser exibida? Ou então quando está assistindo a sua série favorita naquele diazinho chuvoso e quando chega na melhor parte, o vídeo para de funcionar? É para ficar bravo não e mesmo?!

E já perguntou se a chuva pode interferir na sua conexão? Pois bem, ela tanto pode, como interfere. Mas então, por que a conexão cai quando chove? Além da chuva, existem outros fatores que contribuem, e muito, para a queda. 

De acordo com um coordenador de Tecnologia de Informação (TI), a internet cai quando o caminho que a informação leva para chegar ao destino, é interrompido. "Ela pode cair porque algum equipamento da operadora ficou indisponível, às vezes pela queima por conta de uma descarga elétrica acarretada pela chuva, ou por algum acidente. Por exemplo, quando um caminhão passa e destrói a fiação, ou então quando um poste cai. Quando esse meio é rompido, a comunicação deixa de existir."

Internet banda larga

Em relação a internet banda larga, em algumas regiões da cidade, existem os pontos de presença das operadoras e a partir desses pontos, as casas e apartamentos são atendidos. Se falta energia, todos os pontos sofrem interrupção do sinal.

Na internet banda larga, os dados adquiridos do serviço de internet são transmitidos através de centrais e cabos conectados, que partem do provedor até o computador do usuário. Existem diversos tipos de cabos, sendo o óptico o mais rápido e o mais seguro também, contra prevenção de perda de dados durante o uso da internet. No entanto, estes provedores também não estão livres das fortes quedas de energia. Ou seja, se faltar luz devido a um poste caído por fortes ventos e chuvas na região de distribuição do provedor, o usuário também poderá ficar sem internet.

Internet móvel 3G e 4G

No caso da internet móvel, segundo o coordenador, a conexão depende muito da região onde você está localizado e como o serviço é coberto. As operadoras atendem os mesmos locais de maneiras diferentes em função do equipamento. E, nesse caso, a condição climática pode interferir na conexão.

Nem sempre é culpa do provedor

É de responsabilidade do provedor manter o meio funcionando, mas se houver algum problema, a operadora deverá resolver. 

Pontos moeda