Geral

Quase mil prédios em Vitória não possuem alvará do Corpo de Bombeiros

Um apartamento no 19º andar do edifício Aldebaran pegou fogo no domingo. Prédio está com a vistoria em dia, mas houve falha em seu sistema hidráulico

Cerca de 950 condomínios em Vitória funcionam sem o alvará do Corpo de Bombeiros, segundo informações da corporação. Tratam-se de prédios com o alvará de funcionamento vencido ou que deram entrada no processo de licenciamento, mas tiveram algum problema e nunca o concluíram. 

No entanto, além desses, existem prédios que nunca solicitaram vistoria alguma. Nesse caso, os bombeiros nem tem como saber quantos são. 

"Eles estão em risco. O Corpo de Bombeiro não foi lá e não deu um certificado de que ele está em condições de, caso haja um incêndio, impedir não somente a propagação, mas o principal, que é o início daquele incêndio. Então é importantíssimo que haja uma conscientização de todos, não somente do síndico, mas de todos os moradores, de que verifiquem se os prédios em que estão morando está regularizado", afirmou o tenente Joathan, do Corpo de Bombeiros.

Na tarde do último domingo (22), foi registrado um incêndio em um apartamento do 19º andar do edifício Aldebaran, no Centro de Vitória. O prédio precisou ser evacuado e os bombeiros conseguiram controlar as chamas. Ainda assim, o cheiro da fumaça permaneceu no local.

"Ainda está cheirando a fumaça e o susto está saindo aos poucos. Mas é o tipo de coisa que acontece. Não tem previsão e, infelizmente, aconteceu", lamentou o síndico do prédio, Vilmar Maria de Oliveira.

O edifício Aldebaran, no entanto, está com o alvará do Corpo de Bombeiros em dia, assim como cerca de 630 prédios na capital capixaba. A licença foi renovada em abril e tem validade até 2020.

No entanto, foi detectada uma falha no sistema hidráulico do prédio. A água não chegou ao hidrante do 19° andar, o que dificultou o trabalho dos bombeiros. Por causa da falha, o prédio precisará ser vistoriado novamente.

"Uma vez que ele está regularizado e, após esse incêndio, foi observado que um sistema não estava operando da forma que deveria operar - segundo as informações, não houve água o suficiente no sistema hidráulico preventivo, no sistema de hidrante de parede - vai ser verificado o que houve", afirmou o tenente Joathan.

Vilmar, no entanto, afirma que um funcionário vistoria o prédio inteiro todos os dias. "Nessa vistoria é verificado alarme de incêndio, as mangueiras, luzes de emergência, caixa dágua, reserva de bombeiro, cabos de elevadores. Tudo isso é olhado", garante.

Alvará

O tenente do Corpo de Bombeiros explica que o alvará de funcionamento deve ser solicitado pelo síndico ou administrador do prédio. Segundo ele, caso o responsável não faça isso, qualquer morador pode fazer uma denúncia.

"No caso de um morador identificar que seu prédio está irregular ou não tem o alvará ou está com alguma deficiência em algum equipamento de segurança contra incêndio, ele pode fazer uma denúncia via 181. Essa denúncia vai chegar até a sessão de fiscalização, que vai encaminhar vistoriadores ao local", explicou.

O tenente destacou ainda que os moradores devem ficar de olho nos sistemas de segurança dos prédios. "É muito importante que haja a manutenção periódica de todos os sistemas. Que seja verificado se realmente o sistema está em condições, não deixar que haja vazamento. Observou que tem alguma irregularidade, chamar a manutenção para todos os sistema que existirem no edifício", orientou.

Pontos moeda