Geral

Aplicativo recupera mais da metade das bicicletas registradas roubadas em Vitória

O aplicativo funciona por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória e uma empresa de rastreamento de bicicletas

Em meio ao caos do trânsito diário ou para a prática de atividades físicas, a bicicleta é sempre uma boa opção. No entanto, é comum o assalto à ciclistas, que tem o veículo roubado. O problema da insegurança já tem um aliado, em Vitória, o aplicativo Bike Registrada.

Desde o início do funcionamento em Vitória, em maio deste ano, mais de 4 mil bicicletas já foram registradas na capital. Deste total, 75 veículos foram furtados ou roubados. Graças ao sistema do aplicativo, mais da metade foram recuperadas: um total de 38 bicicletas.

Para registrar a bike, é só baixar o aplicativo de forma gratuita no celular. Depois disso, é preciso acessar o site bikeregistrada.com.br, comprar o selo no valor de R$ 39,99 (mais frete de R$ 5,50) e colar na bicicleta. A partir disso, o usuário registra as características da bicicleta. Depoi disso, basta aproximar a câmera do celular ao selo, que aparecerá o nome na qual o veículo está registrada.

Segundo o secretário de Segurança Pública de Vitória, Fronzio Calheiras, caso a pessoa seja furtada e passe as informações no aplicativo, fica mais fácil de localizar o responsável. "Quando a pessoa faz o registro, possibilita que o poder público a localize e a devolva", explicou.

Caso tivesse cadastro no aplicativo, talvez a situação da comerciária Vanice Fontana se resolvesse de outra forma. Ela foi assaltada duas vezes em 20 dias e duas bicicletas foram roubadas. A nova bike já está registrada. "Agora eu tenho o aplicativo e é uma segurança a mais", disse.

O aplicativo também pode ajudar a identificar a procedência das bicicletas em situação de compra. "Quanto mais pessoas com a bike registrada, mais o mercado de bicicleta roubada fica perigoso. A pessoa de boa fé pode conferir o número através do aplicativo para saber se é roubada ou não", afirmou o secretário.

Pontos moeda