Geral

Após centenas de peixes aparecerem mortos na Praia de Camburi, prefeitura descarta contaminação

As secretarias de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória e do Governo do Estado ficaram realizando testes por um mês

Após centenas de peixes serem encontrados mortos em vários pontos da Praia de Camburi, em Vitória, no dia 17 de outubro, a prefeitura informou que após um mês de testes, o resultado foi o esperado e não há infecção na água, o que ficou caracterizado que foi descarte irregular por embarcações de pesca. Além disso, foi informado que não há contaminação dos peixes.

O gerente de controle ambiental Darcio Bracarense falou, na manhã desta terça-feira (28), como foi o processo de pesquisa. "É uma sugestão a partir do momento que temos a análise da água do dia do evento. O laboratório fez a análise de 11 pontos e pelo estudo físico feito na água, chegamos a conclusão de que não há nenhum evento anormal", disse.

Balneabilidade das praias

Praia de Camburi Foto: Talita Carvalho

--> Vitória: dos 26 pontos que existem na capital,16 estão próprios para banho, 4 estão interditados, e 6 estão impróprios para banho, de acordo com a prefeitura.

--> Vila Velha: dos 12 pontos nas praias do município de Vila Velha, 9 estão próprias para banho, e 3 estão impróprias, de acordo com a prefeitura./

--> Serra: já no município da Serra, dos 11 pontos, 10 estão próprios e apenas 1 está impróprio para banho, de acordo com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Relembre o que aconteceu

Centenas de peixes foram encontrados mortos na areia da Praia de Camburi, em Vitória. Os animais, da espécie tainha, começaram a aparecer na manhã do dia 17 de outubro.

Na época, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) recolheu amostras dos peixes encontrados na orla de Camburi para encaminhar a um laboratório credenciado para detecção das causas da morte das espécies.

Houve a intensificação da fiscalização em toda a praia, pois foi observado que os peixes tainha - espécie farta no litoral de Vitória - não apresentavam ferimentos, inchaços, coloração diferente ou cheiros diversos ou qualquer marca, podendo configurar descarte irregular de barcos pesqueiros que atuam de forma clandestina no litoral capixaba.

Assista:


Pontos moeda