Geral

Biólogo francês relatou seca e poluição no Rio Doce no século XIX

Biólogo relata que a navegação era muito difícil, por conta dos bancos de areia que surgiam no leito do rio na época da seca

Foto: Arquivo Público - ES

Durante os anos de 1816 a 1822, o biólogo francês, Auguste de Saint Hilaire fez diversas expedições exploratórias no Brasil. Em Uma delas, percorreu o Espírito Santo e chegou a Minas Gerais navegando pleo Rio Doce. Na narrativa "2 Voyage à Iinterieur du Brésil", escrita pelo biólogo, ela relata a situação da seca no Rio Doce e também cita a contaminação do Rio por conta da atividade de mineração.

"Embora estivesse a estação adiantada, havia ainda uma seca extrema e eu não achei, durante toda a viagem, nenhuma planta florescendo. Naquele ano, os colonos se queixaram com amargura da falta de chuva que atrasou todas as suas plantações". descreve Auguste Hilaire.

Em outros trechos da publicação, o biólogo relata que a navegação era muito difícil, por conta da baixa profundidade e dos bancos de areia que surgiam no leito do rio na época da seca.

"Os rochedos que se erguem no meio do Rio Doce opõem um grande obstáculo à navegação deste rio, mas como se viu, alguns desapareceriam com pouco trabalho e outros seriam evitados, cavando-se lateralmente canais de pouca extensão".

Segundo o professor da Universidade Federal do Espírito Santo e especialista em Recursos Hídricos, Antonio Sérgio Ferreira de Mendonça, o ciclo da seca no Espírito Santo está relacionada ao fenômeno climático El Niño.

"É um fenômeno que altera o clima no mundo todo. Aqui no Espírito Santo, desde o século XIX, temos os registros de períodos de seca provocados por conta do El Niño. Em 1832, houve uma seca de dois anos e a administração estadual na época, inclusive, solicitou auxilio ao império. O último ciclo semelhante ao vivido naquela época, presenciamos nos anos de 2015 e 2016", explicou o professor. 

Foto: Arquivo Publico-ES

O livro do biólogo francês ainda relata a presença de contaminação no Rio Doce. 

"Quase na sua foz, suas águas são muito doces, podendo ser bebidas; entretanto, na época das águas, elas chegam carregadas de limo avermelhado que não é outra coisa senão o resíduo da mineração da província de Minas", descreve.

Uma edição do livro de Auguste de Saint Hilaire, em português,  publicada em 1936, está disponível no site da Câmara dos Deputados

Pontos moeda