Geral

Caminhada no centro de Cachoeiro vai alertar homens para cuidados com a saúde

Durante todo o mês de novembro, as unidades de saúde do município estão orientadas a intensificar as solicitações de exame que detecta câncer na próstata, e os encaminhamentos para consultas com urologista

O mês de novembro terá uma série de atividades em Cachoeiro para incentivar o público masculino a cuidar da saúde. É a campanha Novembro Azul, organizada pela Secretaria de Saúde, que promove na próxima terça-feira (7) uma grande caminhada de mobilização no centro da cidade.

Os participantes vão se concentrar na praça Jerônimo Monteiro, de onde sairão às 8h, em direção ao final da avenida Beira Rio. O principal objetivo é alertar os homens para a prevenção de doenças e a importância de fazer os exames que possibilitam o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A programação também envolve as unidades básicas de saúde, que vão desenvolver ao longo de todo o mês ações com palestras, aferição de pressão, teste de glicemia, coleta para exames de rotina e de diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, sorteios e orientações diversas com profissionais de saúde.

Para a gerente de Unidades Básicas de Saúde, Lidiany Rodrigues, o momento é de combater o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame do toque, realizado para diagnosticar o câncer de próstata.

“Por isso as ações realizadas no Novembro Azul são tão importantes. O ideal é que todos os homens, a partir dos 50 anos, realizem anualmente os exames, que permitem o diagnóstico precoce da doença, evitando tratamentos mais agressivos. Para as pessoas que já têm histórico de câncer na família, o cuidado deve ser especial. A doença pode matar. Registramos em Cachoeiro 18 óbitos no ano de 2015 e a mesma quantidade em 2016”, completa.

Pontos moeda