Geral

Capixabas poderão receber alertas no celular sobre ocorrência de desastres naturais. Veja como se cadastrar!

Os avisos serão enviados para usuários cadastrados assim que forem identificadas situações de risco

A partir de dezembro, os capixabas poderão receber alertas sobre a ocorrência de desastres naturais através do celular. Os avisos serão enviados aos telefones assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar desastre naturais.

Para ter acesso ao serviço gratuito, os usuários precisam cadastrar o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse, respondendo à mensagem SMS encaminhada pelas operadoras de telefonia móvel. Os conteúdos das mensagens serão produzidos e enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), departamento da Sedec, em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios.

Em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel, o serviço tem como objetivo orientar a população quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

Cadastro
O cadastro tem início com a seguinte mensagem: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

Ao responder a mensagem indicando o CEP, o celular do usuário está apto a receber alertas da Defesa Civil. É permitido cadastrar mais de um CEP. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.

Os alertas foram testados durante seis meses em 25 cidades de Santa Catarina e Paraná, atendendo a mais de meio milhão de usuários da telefonia móvel. A ampliação do serviço aos demais municípios foi concretizada no último dia 16 de outubro.

Histórico
O Japão começou a utilizar o alerta de desastres naturais em 2007. Atualmente, mais de 20 países, entre eles o Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas contam com serviços semelhantes.

Pontos moeda