Geral

Chuva em novembro ainda não alcançou a média em Vitória

A chuva do mês está 46% abaixo da média, segundo o Climatempo

Mesmo com semanas inteiras chuvosas e até alerta especial de temporal, a chuva de novembro em Vitória ainda não alcançou a média. A informação foi divulgada pelo Climatempo. 

De acordo com o instituto, na capital capixaba, a anomalia negativa ainda é alta, pois a chuva deste mês está 46% abaixo da média. Em 27 dias, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 92 milímetros de chuva, mas a média é de 170,5 milímetros.

Mesmo assim, de acordo com meteorologistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), há previsão de mais chuva para essa semana. Deve chover forte no final desta terça-feira (28) e na manhã desta quarta-feira (28), principalmente nas regiões Sul e Serrana do Estado.

“Esse alerta que foi emitido, após a análise da equipe de meteorologia do Incaper, mostra o que normalmente ocorre nessa época do ano: chuvas associadas ao tempo abafado, ao calor, a presença de umidade. Principalmente no trecho sul, na Região Serrana do Estado, existe a potencialidade de ocorrer a formação dessas nuvens de tempestade e decorrente delas ocorrem as descargas elétricas, as rajadas de vento e em situações pontuais pode-se ocorrer a formação de granizo”, explicou o meteorologista do Incaper Hugo Ramos.

Ele ainda destacou que, pontualmente esses temporais podem gerar grandes acumulados de chuva. “Em virtude da formação do novo episódio de zona de convergência do Atlântico Sul, até no final de semana a gente aguarda volumes mais expressivos a partir de hoje. De acordo com o que a gente vem analisando, a semana será de tempo instável”, afirmou Ramos.

Pontos moeda