Geral

Equipes monitoram e limpam ruas afetadas pela chuva em Cachoeiro

Os técnicos do Escritório de Gestão de Projetos Especiais atualizaram os projetos de obra já em estudo, que possam ajudar a resolver problemas gerados pela chuva da última terça-feira (31), e adiantar intervenções de prevenção

Os trabalhos social, de obras e de limpeza após a forte chuva que atingiu Cachoeiro na tarde da última terça-feira (31), seguem nesta quarta-feira (1). De acordo com dados reunidos pela Defesa Civil, não há chuva forte prevista para o resto da semana no município.

A chuva, que durou cerca de meia hora da última terça-feira (31), causou alagamentos, deslizamentos de terra e queda de estruturas em diversos bairros, principalmente, nas partes mais baixas da cidade, incluindo as mais próximas ao centro, como Baiminas, Recanto e Guandu.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Paulo Miranda, as equipes estão em todas as áreas afetadas, e a ordem é para priorizar a limpeza das áreas afetadas, por exemplo, para liberação do tráfego de veículos.

No bairro São Luiz Gonzaga, a Defesa Civil monitora casas alagadas em diversas ruas, entre elas a José de Alencar, e riscos de incidentes. “Esse monitoramento vai se estender também para os próximos dias. As equipes acompanham a situação e vão acionando imediatamente as secretarias responsáveis por cada demanda”, explica o coordenador executivo da Defesa Civil na cidade, Coronel Inácio Daroz.

No bairro Zumbi, há registro de desabamentos de muro, na rua Etelvina Vivacqua, afundamento de via na Linha Vermelha e risco de deslizamento de pedra na rua Edith Santana Machado. No centro, casa alagada na rua Coronel Antonio Marins e queda de parede na praça Pedro Cuevas Junior. Afundamento de via também na Ester Bento Matias, no Recanto.

Alagamentos

Há registros de problemas de alagamento no Alto Novo Parque, na Ilha da Luz e, principalmente, no Nova Brasília, que já é alvo de ação em infraestrutura. “De modo emergencial, atuamos com limpeza das galerias, mas vamos antecipar parte do projeto que amplia a captação e faz a ligação com a rede da região”, explicou o secretário de Obras em exercício, José Santiago de Lima.

O secretário municipal de Gestão de Transportes, Alexandro da Vitória, garantiu que a equipe da pasta está em contato constante com as equipes nas ruas, para manutenção e envio de veículos e máquinas nas frentes de trabalho.

A Defesa Civil fará plantão especial também durante o feriadão. A população pode acionar o serviço pelos telefones 199 (horário comercial) e o (28) 98814-3497 (plantão).

Pontos moeda