Geral

Estado de atenção por causa da chuva é mantido para os municípios do sul do Estado

Na última segunda-feira (20), choveu forte em alguns municípios da região e foram registrados pontos de alagamentos em Alegre e em Muqui.

O estado de atenção por causa da chuva no sul do Estado está mantido para os municípios da região, de acordo com o Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper. A previsão nesta terça-feira (21) é de chuva forte, rajadas de vento e descargas atmosféricas nas regiões Sul e Serrana, que já registraram acumulados expressivos de precipitação nas últimas 48h. Apesar da chuva forte, não há informações de desabrigados ou desalojados, de acordo com a Defesa Civil Estadual.

Alegre

Segundo a Defesa Civil Estadual, o município de Alegre registrou um acúmulo de 117,4mm. A chuva forte atingiu o município por volta das 18h e deixou várias ruas da região central alagadas. Em uma hora, choveu aproximadamente 57,40mm do município. A água escoou rapidamente e em poucos minutos estava tudo normalizado. Nesta terça-feira (21), a prefeitura realiza a limpeza das ruas. Também foi montado um grupo para acompanhar e monitorar as chuvas.

Guaçuí

Em Guaçuí, o acúmulo foi de 55,99mm. Segundo a Defesa Civil do município, apesar do grande volume de chuvas, com descargas elétricas, houve três ocorrências de pequeno porte. Uma árvore que caiu na BR 482, que liga Guaçuí a Dores do Rio Preto e outra que caiu na Rodovia ES 484, que liga Guaçuí a São José do Calçado. As duas árvores foram retiradas e não houve prejuízo no tráfego de veículos. A outra ocorrência foi a queda de uma barreira na BR 482, que bloqueou meia pista no sentido Guaçuí x Dores do Rio Preto. A Secretaria Municipal de Obras já fez a retirada imediatamente, com o trânsito já normalizado no local desde a noite da última segunda-feira (20).

Sem transtornos

Em Muqui, choveu forte durante 40 minutos aproximadamente. Segundo o coordenador de Defesa Civil do município, Luiz Antônio Princisval, a chuva não causou transtornos. O município não dispõe de pluviômetros automáticos para monitoramento.

Em Cachoeiro, o acúmulo foi de 43,53mm, mas de acordo com a Defesa Civil do município, não foi registrada nenhuma chamada em decorrência das chuvas. Em Castelo, a chuva forte ocorreu às 20h, atingindo 35,75 mm de acúmulo em uma hora. Apesar do volume, não houve registro de ocorrências, segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Lucio Cesconetti.

A Defesa Civil orienta que em caso de situação de perigo iminente, entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil do município, para que tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.

Previsão do tempo

Nesta terça-feira (21), há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia. O sol aparece entre muitas nuvens. Há risco de temporal em alguns trechos.

Já na região sul, sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora. Também há risco de temporal em alguns trechos. Na Região Serrana, sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora. Risco de temporal em alguns trechos.

Na Região Norte, há previsão de pancadas de chuva na tarde de hoje. Na Região Noroeste, sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora. 

Pontos moeda