Geral

Exposição abre as celebrações da Consciência Negra em Cachoeiro

Fotografias e utensílios, utilizado na Comunidade Quilombola de Monte Alegre, estarão à mostra no Museu Ferroviário até o dia 2 de dezembro. Além da exposição, mostras culturais e palestras fazem parte da programação

Na próxima segunda-feira (20), é comemorado o Dia da Consciência Negra, e Cachoeiro terá uma série de atividades para marcar a data. São eventos culturais, educativos e de conscientização que buscam provocar reflexão sobre a situação da população negra no Brasil e difundir informações relativas à sua história.

As comemorações tiveram início na última terça-feira (14), com a abertura de uma exposição alusiva à data no Museu Ferroviário Domingos Lage. Estão expostas fotografias que retratam pessoas e manifestações da cultura afro-brasileira, e peças utilizadas na Comunidade Quilombola de Monte Alegre, antes e depois da escravidão, como arados artesanais e utensílios de cozinha. A exposição segue até 2 de dezembro, e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h.

“Os objetos e as fotos representam a história da comunidade como um todo. Para os mais jovens, será uma oportunidade de conhecer. Para os mais velhos, uma chance de reviver o passado”, destaca Leonardo Ventura, secretário da Associação de Moradores da Comunidade de Monte Alegre.

O Núcleo Pedra, organização que desenvolve ações direcionadas ao público LGBTT, também realizará um evento alusivo à data. No sábado (18), às 8h, haverá apresentações de caxambu, capoeira e de dança africana. no domingo (19), também às 8h, o Núcleo organizará um seminário com o tema: ‘Juntos e de mãos dadas contra o racismo e a intolerância’, abordando assuntos diversos, como: sexulidade e gênero entre pessoas negras.

Palestras e mostra

Entre as atividades educativas, está um ciclo de palestras em escolas municipais e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que será promovido entre os dias 20 a 24 de novembro . O responsável será o coordenador de Políticas Raciais da Semdes, José Carlos Gualberto, que abordará o tema: ‘Educar para as relações etnicorraciais’.

E no dia 23, na escola Galdino Theodoro da Silva (IBC), será realizada a Mostra Cultural da Educação Básica Olhares da Nossa Identidade, das 13h às 17h30. Promovido pela Comissão de Estudos Afro-Brasileiros (Ceafro), o evento apresentará uma exposição de trabalhos realizados por alunos da Educação Infantil e Fundamental relacionados à temática etnicorracial em 2017 para professores, pedagogos e gestores das escolas de Cachoeiro.

Pontos moeda