Geral

Governo anuncia 437 vagas para concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

São 310 vagas para PM e 127 para bombeiros. A previsão é de que o edital seja publicado ainda neste mês

O governador Paulo Hartung autorizou na manhã desta quinta-feira (09) o concurso público com 437 vagas para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. A autorização do concurso foi assinada em solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. 

Das 310 vagas para Polícia Militar, serão 250 vagas para praças, 10 vagas para a banda da PM, 30 para oficiais e 20 para oficiais médicos, que deverão atuar no Hospital da Polícia Militar (HPM), totalizando 310 vagas. Das 127 para o Corpo de Bombeiros Militar, 120 são para soldados e as demais para oficiais.

A partir de agora,  a próxima etapa é a contratação da empresa que vai realizar o concurso. Posteriormente, a publicação do edital, o que deve acontecer ainda neste mês. Ainda não há data para início das inscrições, mas a previsão é de que as provas sejam realizadas logo nos primeiros meses de 2018. Posteriormente, os aprovados em todas as fases já devem dar início a formação na Academia de Polícia do Espírito Santo. Podem se inscrever jovens com idades entre 18 e 28 anos com nível médio completo.

As fases para aprovação dos candidatos começam com a prova escrita. Em seguida, os aprovados devem passar pelos testes de aptidão física e psicológicos, exames de saúde, investigação social e o exame toxicológico, capaz de detectar o uso de drogas em até dois anos. A formação dos aprovados no concurso devem acontecer em dois anos para soldados, sendo o primeiro voltado à teoria e o segundo ano de estágio prático. Os oficiais passam por três anos de formação.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, esta é uma oportunidade para novos ingressos na Polícia Militar e amplia a oferta dos militares para a sociedade capixaba, o que deve acontecer em breve. "A partir de 2019 os soldados já estarão fazendo estágio operacional, já armados nas ruas servindo à população", afirmou.

O número de vagas foram definidas com base no planejamento estratégico do Estado para fazer reposição de saídas anuais e em conformidade à capacidade de formação no Estado. De acordo com o comandante geral da PM, coronel Nylton Rodrigues, a capacidade ideal da Academia é de 350 alunos. "Estamos oferecendo 310 vagas para que o aluno tenha a infraestrutura necessária para contribuir com o aprendizado", afirmou.

Atualmente, o Espírito Santo conta com 9,5 mil policiais militares e 1.196 soldados no Corpo de Bombeiros. Para o comandante geral em exercício do Corpo de Bombeiros, coronel Félix Gomes, esta é a oportunidade para prestar um serviço de maior qualidade para a população capixaba. "Vamos melhorar o atendimento. Claro que podemos sempre evoluir", ressaltou.

Os concursos foram anunciados pelo governador em setembro, durante a divulgação do Orçamento Anual do Governo para o ano de 2018. O último concurso da PM foi realizado em 2013. Na última seleção, o cargo de soldado tinha como remuneração R$ 2,6 mil, incluindo gratificações.

Além dos dois concursos anunciados nesta quinta-feira, o governo do Estado ainda prepara o concurso para Polícia Civil. É previsto que a autorização aconteça nas próximas semanas e o edital também deve ser lançado ainda neste ano.

Pontos moeda