Geral

Limpeza de mangue garante a preservação do rio Itabapoana em Presidente Kennedy

O lixo recolhido foi entregue para a Associação de Catadores de Material Reciclável do município, que vai separar e reciclar o material. Foram encontradas garrafas, sacos plásticos, papéis, garrafas de vidro e até pneus

O manguezal, classificado como um ecossistema de transição entre os ambientes terrestre e marinho, é cenário de grande variedade biológica por conta de sua peculiaridade. Para preservar essa riqueza, Presidente Kennedy cuida permanentemente dos mangues do município e, na última quinta-feira (9), realizou limpeza no mangue de Praia das Neves, no Rio Itabapoana.

Durante a ação foram encontradas garrafas, sacos plásticos, papéis, garrafas de vidro e até pneus. A limpeza do local foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, que fiscaliza a área e vai começar um projeto educacional, com alunos da rede municipal de ensino, que poderão visitar e aprender mais no mangue.

A ideia é que o mangue se torne uma sala de aula ao ar livre, desenvolvendo a consciência ecológica e cidadã dos alunos de escolas públicas municipais. Além disso, é uma forma ensinar sobre a importância do uso racional das riquezas naturais do manguezal, despertando nas crianças uma percepção de responsabilidade e compromisso com o meio em que vivem. No local uma trilha será construída para que também os aventureiros possam visitar e conhecer o mangue de Praia das Neves.

Pontos moeda