Geral

No Dia do Doador de Sangue, diretora do Hemoes reforça importância de solidariedade dos capixabas

De janeiro até setembro deste ano, 46.621 pessoas doaram sangue no Estado

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado neste sábado (25), mas no Espírito Santo muitas pessoas ainda precisam adotar a doação como prática de solidariedade. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), de janeiro até setembro deste ano, 46.621 pessoas doaram sangue no Estado. Enquanto em 2016, durante todo o ano, foram 58.297 doadores.

Em junho deste ano, capixabas deram um show de solidariedade e lotaram os locais de doação após a tragédia na BR-101, em Guarapari. No entanto, depois do ocorrido o número de doadores caiu novamente e o estoque voltou a ficar baixo nos hemocentros do Estado.

A diretora-técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, contou que as doações na época ajudaram bastante, mas apenas como uma reserva momentânea, já que o sangue tem um prazo de validade.

"Quando tivemos aquele acidente na BR-101, houve uma comoção social muito grande no Estado e no primeiro momento foi uma boa reforça, só que momentânea. Ajudou bastante e houve até um excesso, mas depois que aconteceu aquilo houve, novamente, uma baixa no número de doações", afirmou.

Ela reforçou ainda a importância de doações regulares, principalmente nesta época do ano, quando o número de acidentes aumenta e há uma maior necessidade de estoque de sangue. Segundo ela, o Hemoes tem feito uma campanha de conscientização para que os doadores voltem a doar e para quem também ainda não é doador. 

"É uma época em que a gente precisa muito porque vem férias escolares, temos aumento de acidentes e maior necessidade de sangue. É o período que mais temos necessidade e infelizmente é também o que as pessoas vem menos doar", conta. 

Exemplo
O pesquisador Gaia Devaneio, de 37 anos, é doador há 12 anos e desde então se compromete também a fazer campanhas de doação. Ele começou a doar para ajudar um amigo e acabou se sensibilizando com a necessidade de outras pessoas.

"Eu comecei a doar em 2005 porque um amigo meu precisava de uma cirurgia, então me prontifiquei. Depois tomei conhecimento de que as pessoas precisam muito porque vi que o banco estava vazio, aí comecei a doar com frequência e também a incentivar as pessoas", conta. 

De seis em seis meses ele marca presença no Hemocentro para cumprir seu papel de doador e deixa um recado para quem tem medo de doar. 

"Hoje também sou doador de medula óssea. De seis em seis meses eu faço a doação e quando não posso ir peço alguns amigos para doarem. As pessoas que tem medo de doar, acho que poderiam ir até o local para ver como é o processo de doação de perto e entender como funciona. Eu comecei a doar porque um amigo precisava, mas depois entendi que outras pessoas também precisavam da minha ajuda", afirma. 

Requisitos para doação de sangue
· Estar em boas condições de saúde;
· Estar descansado e bem alimentado;
· Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam da autorização do responsável para fazer a doação);
· Pesar mais de 50 quilos
· Portar documento oficial com foto;
· Respeitar o intervalo mínimo entre cada doação (3 meses).

Onde tem Hemoes
- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, com cadastro de doadores até 18h.

- Unidade de Coleta a Distância da Serra
Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h.

- Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30. Funcionará no próximo sábado, das 7h às 15h.

- Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3717-2800 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30. Funcionará no próximo sábado, das 7h às 15h.

- Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-7954 - Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h. Funcionará no próximo sábado, das 7h às 15h.

Pontos moeda