Geral

Profissionais são qualificados para aplicar vacina BCG em Cachoeiro

A dose é obrigatória para todas as crianças recém-nascidas e o número de profissionais foi ampliado. Com isso, futuramente, a vacina pode ser disponibilizadas nas unidades básicas de saúde

A Secretaria de Saúde de Cachoeiro começou a ampliar, em sua rede básica de atenção, o número de profissionais com qualificação para aplicar a vacina BCG, obrigatória para todas as crianças recém-nascidas no município. Disponível no Centro Municipal de Saúde e nas maternidades filantrópicas da cidade, a aplicação deve ser feita, prioritariamente, nas primeiras 12 horas do bebê, para que a imunização contra a tuberculose seja mais eficaz.

Na última quarta-feira (1), o programa de imunização do município organizou, no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro Baiminas, a primeira etapa de capacitação, da qual participaram 10 técnicas de enfermagem e uma enfermeira da Semus.

O treinamento técnico de aplicação intradérmica da vacina BCG foi ministrado por Ana Carolina Abdala Duarte Calvi, instrutora da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é também ofertar a dose, futuramente, nas unidades básicas. Para isso, mais turmas de treinamento deverão ser formadas, nos próximos meses.

Pontos moeda