Geral

Alerta de enxurradas e inundações no Espírito Santo continua nesta terça-feira

Há previsão de pancadas de chuva isoladas em todas as regiões capixabas

A chuva deve continuar ao longo da semana em Vitória Foto: Thamiris Guidoni

A Grande Vitória permanece em alerta. A presença de uma área de baixa pressão atmosférica na costa do Espírito Santo faz com que as áreas de instabilidade fiquem mais persistentes e fortes sobre o estado. O predomínio é de céu nublado, com chuva a qualquer hora do dia, que podem ser fortes e com raios em todas as regiões capixabas, de acordo com informações do instituto Climatempo. 

Segundo publicação do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), no Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, há previsão de continuidade de chuva fraca a moderada ao longo do dia, com possibilidade de pancadas localmente fortes, podendo gerar acumulados expressivos em curto intervalo de tempo, condição que favorece eventos de enxurrada em micro e pequenas bacias. 

Além disso, de acordo com o órgão, a chuva prevista poderá incrementar os acumulados já observados nos últimos dias, condição favorável a eventos de movimentos de massa. 

Ainda de acordo com o Cemaden, parte do Espírito Santo, corre risco de inundações e enxurradas. Na região de Teófilo Otoni em Minas Gerais, nordeste do Espírito Santo, e Região Metropolitana e Serrana do Rio de Janeiro, o risco de eventos geo-hidrológicos é médio, enquanto nas demais mesorregiões de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o risco é baixo.

Foto de Vitor Diniz Muniz, Cachoeiro do Itapimirim (ES)

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, em 4 dias, Vitória já acumulou cerca de 90% da média de chuva normal para o mês de dezembro. Do dia 1 até 10 horas dia 4 já choveu 143,2 mm (medição convencional), sendo que a média de chuva para dezembro é de aproximadamente 176 mm.

Na próxima quarta-feira (06) o risco de uma forte chuva também é alto. Por isso, O Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais emitiu um alerta vermelho para todo o Espirito Santo. "Vai chover muito forte e a população que mora deve ficar em alerta", informou Augusto Bandeira, assessor adjunto da Defesa Civil de Vila Velha.

Por nota, a Prefeitura de Cariacica informou que a Defesa Civil do município continua monitorando as margens dos rios Bubu, Formate e Marinho, que estão com nível de água elevado, mas não há áreas alagadas. Já em Viana, o trabalho da Defesa Civil agora é o retorno de 18 famílias que estavam em abrigos para as próprias casas. De acordo com a prefeitura, o nível do Rio Agostinho já baixou cerca de um metro. Em Cachoeiro de Itapemirim, o Rio Itapemirim subiu um metro e dez centímetros acima do nível normal, e a previsão, de acordo com a Defesa Civil, é de que continue subindo nos próximos dias. Em Vitória, uma família no bairro Conquista ficou desalojada e foi encaminhada para casa de parentes. Já em Muniz Freire, uma família ficou desalojada e também foi encaminhada para casa de parentes, outras sete famílias ficaram desabrigadas, foram encaminhadas paro o abrigo da prefeitura e aguardam pelo aluguel social.

Defesa Civil alerta para os riscos. Assista:


Pontos moeda