Geral

Dezembro começa com chuva e risco de alagamentos e deslizamento de terra no ES

Há previsão de pancadas de chuva em todas as regiões capixabas até o dia 5 de dezembro

Alagamento registrado no município de Viana nesta semana

O mês de dezembro começa com chuva no Espírito Santo. De acordo com informações do instituto Climatempo, todos os estados da Região Sudeste do País tiveram vários eventos de chuva forte e volumosa na última semana do mês de novembro. Segundo o instituto, até o dia 5 de dezembro (terça-feira), a chuva poderá causar alagamentos, transbordamentos e até deslizamentos de terra, já que tem chovido com frequência nas regiões.

Além disso, o Sudeste do Brasil ficará em alerta nos próximos dias por conta da previsão de chuva volumosa. O crescimento de áreas de instabilidade sobre a Região está associado com a circulação especial de ventos em diversos níveis da atmosfera e com a formação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o mar, entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. Nuvens muito carregadas crescem sobre esses dois estados e sobre Minas Gerais provocando chuva generalizada, com risco de temporais. 

Grandes volumes de chuva, entre 100 e 200 mm em 5 dias, devem ser acumulados em diversas áreas do Espírito Santo, no centro-norte do Rio de Janeiro e sobre a maioria das regiões de Minas Gerais, incluindo as capitais Vitória e Belo Horizonte. No caso de São Paulo, só há preocupação com chuva volumosa sobre o norte do estado.

O mapa mostra a estimativa de chuva para a Região Sudeste no período de 1 a 5 de dezembro de 2017 Foto: Instituto Climatempo 

Novembro terminou em temporais

A chuva muito forte em pouco tempo, chuva volumosa por várias horas, alagamentos, transbordamento de rios e grande quantidade de granizo ocorreram em vários locais dos estados da Região Sudeste na última semana novembro.

Voltou a chover forte no dia 30 de novembro sobre Alfredo Chaves, no Espírito Santo, com acumulado de 30 mm em 2 horas. O Espírito Santo recebeu grandes volumes de chuva no dia 29 de novembro e Alfredo Chaves acumulou 144 mm de chuva em menos de 24 horas.

Pontos moeda