Geral

Fumacê é usado em campanha contra o Aedes aegypti em Guaçuí

A aplicação é feita em horários previamente agendados pela manhã e à noite, pois é a hora em que o mosquito da dengue sai para se alimentar e fica exposto, caso esteja presente no ambiente

O carro fumacê voltou a percorrer as ruas de Guaçuí, com o objetivo de combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. O Departamento de Vigilância em Saúde do município está utilizando um veículo, disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde, para realizar o serviço que faz parte da campanha de prevenção, principalmente, depois das chuvas que se intensificaram nos últimos dias e o aumento nas temperaturas, clima propício para proliferação do mosquito.

O trabalho começou nesta semana, quando o fumacê fez a aplicação para combate dos mosquitos adultos nos bairros e nas localidades de Guaçuí. A Secretaria de Saúde do município destaca que o uso do fumacê serve apenas para combater o mosquito na sua fase adulta que está voando no ambiente.

Dessa forma, a população precisa continuar fazendo sua parte, não deixando água acumulada em qualquer recipiente ou local, e também jogando cloro em ralos e bueiros perto de suas residências. Além de denunciar qualquer local que apresente um possível foco.

Armadilhas

Além do trabalho de prevenção e combate, a Secretaria de Saúde, desde fevereiro deste ano, está participando do Monitoramento Integrado M.I. Aedes, do Governo Federal, quando foram instaladas armadilhas MoquiTRAP. 

Além de facilitar e tornar mais eficaz as atividades de monitoramento do mosquito e proporcionar melhores condições para o trabalho do agente de campo, as armadilhas visam oferecer índices de infestação durante todo o ano, com a produção de resultados semanais que são apresentados em mapas georreferenciados, fornecendo informações que servem para elaboração de ações preventivas de controle do mosquito transmissor.

Pontos moeda