Geral

Macacos são encontrados mortos e vacinação contra febre amarela é intensificada em Rio Novo do Sul

A vacinação no município se tornou permanente após as campanhas realizadas no início deste ano

A vacinação no município é permanente | Foto: Divulgação/Prefeirura

Dois macacos foram encontrados mortos na última quinta-feira (07), no município de Rio Novo do Sul, região Sul do Espírito Santo. Os corpos dos animais foram encaminhados para análises laboratoriais. Como medida preventiva, a Secretaria de Saúde do município decidiu intensificar a vacinação contra a febre amarela.

De acordo com a coordenadora municipal de imunizações, Camila Marcosini, a partir desta quarta-feira (13), as equipes de saúde vão fazer visitas às residências do município para que sejam imunizadas aqueles que ainda não tomaram a vacina contra a febre amarela. Quem desejar, também pode comparecer ao Ambulatório da cidade.

Camila explica que a vacinação no município é permanente, desde a campanha realizada no início de 2017, quando 75% da população foi imunizada. Na época, 11 mil pessoas no município deveriam ser vacinadas, mas este número não leva em consideração a nota divulgada pelo Ministério da Saúde, quando a imunização passou a valer em dose única.

O mutirão de imunização no município quer completar o quadro vacinal necessário. Com as visitas à domicílio, o atendimento pode ser agilizado. "Alguns pacientes precisam de atenção especial, por terem doenças crônicas e a autorização pode ser expedida pelas equipes que fazem as visitas", explicou Camila.

A orientação para a população do município é que sejam intensificados, também, os cuidados com o mosquito que transmite a dengue, pois é a mesma espécie responsável pela transmissão da febre amarela. A secretaria ainda ressalta a importância da vacinação para aqueles que ainda não foram imunizados.

Pontos moeda