Geral

Mensagens de texto no celular vão funcionar de forma parecida com o Whatsapp

A novidade foi anunciada pela Google e deve começar a ser atualizada ainda neste ano

Ter mais de um aplicativo instalado no smartphone para o envio de mensagens, áudio e imagens pode estar com os dias contados. O bom e velho SMS vai receber uma atualização e o funcionamento vai ficar bem parecido com o que é feito com o Whatsapp.

A novidade foi anunciada na última semana pela Google. A informação é que o novo padrão de SMS será expandido para toda a América Latina, com a implantação do serviço RCS (Rich Communications Service), por meio das operadoras Vivo, Claro e Oi.

Na prática, o novo serviço vai permitir que o usuário envie áudios, fotos, mapas de localização, GIFs e outros recursos multimídia. Também será possível a conversa em grupos e ver quem leu ou não as mensagens enviadas. Ainda não foi informado se a cobrança será realizada como o SMS atual ou se será descontado no plano de internet do usuário.

O novo padrão foi elaborado pela empresa em parceria com os fabricantes de aparelhos. Nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia. Agora é a vez do Brasil e do México. Com isso, a Google pretende abranger dois terços de todos os usuários de telefonia móvel na região.

Quando atualizado, os usuários vão poder conversar da nova forma com clientes das operadoras em qualquer parte do mundo. Segundo a Google, a ideia é melhorar a comunicação pessoal, além de ser um importante aliado para negócios.

A novidade, por enquanto, será atualizada somente no aplicativo padrão de mensagens no sistema Android. No entanto, o padrão é aberto e pode ser implementado em qualquer ferramenta. Ainda não foi informado se a Apple vai aderir ao padrão. A implantação deve começar ainda neste ano.

Pontos moeda