Geral

Previsão de chuva forte em todo o Espírito Santo nesta quarta-feira

Ao todo, já são 13 famílias desalojadas e outras 29 desabrigadas no Estado. Somente em Viana, são 18 famílias desabrigadas.

Grande parte do Espírito Santo continua sob alerta de chuva forte nesta quarta-feira. Segundo o sistema de informações meteorológicas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), há risco de chuva expressiva entre a noite desta terça (05) e a manhã de quarta (06).

De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, nesta terça-feira (05), já são 13 famílias desalojadas e outras 29 desabrigadas no Estado. Somente em Viana, são 18 famílias desabrigadas. Em Vitória, uma família está desalojada. 

O instituto também recomenda que, em qualquer situação de perigo iminente, deve-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que os mesmos tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.

Para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), há previsão de continuidade de chuva ao longo do dia, com possibilidade de pancadas fortes em todo o Estado. De acordo com o monitoramento, a chuva acumulada nos últimos dias pode favorecer eventos de enxurrada.

Confira a situação dos municípios de Norte a Sul no Estado, segundo a Defesa Civil:

Vitória
No Bairro Moscoso, em Vitória, ocorreu um rolamento de pedra num local sem estruturas ou famílias próximas. No Bairro Conquista, houve um rolamento de blocos rochosos com uma família desalojada. Até o momento, não há previsão de retorno para a residência, já que será necessário obras de contenção no local. 

Muniz Freire
O município apresenta uma família desalojada e sete desabrigadas. elas foram encaminhadas paro o abrigo da prefeitura.

Iconha
Uma família desabrigada. Eles estão hospedados em um hotel locado pela prefeitura que na segunda-feira irá reavaliar a situação.

Fundão
Duas famílias desabrigadas devido às residências estarem com a estrutura
comprometida. Elas foram encaminhadas paro o abrigo da prefeitura e a assistência social esta providenciando o aluguel social. Foram registradas também
duas quedas de árvores sem vítimas. 

Viana
Foram abertos dois abrigos para receber algumas famílias que ficaram desabrigadas, do Bairro São Agustinho, pois o rio Jucu esta com seu nível subindo e transbordando para o rio São Agustinho. No momento, há 18 famílias, no abrigo montado pela COMPDEC. 

Cariacica
Quatro famílias estão desalojadas e foram encaminhadas para casas de parentes. 

Afonso Cláudio
Cinco famílias desalojadas, encaminhadas a casas de parentes.

Presidente Kennedy
Uma casa interditada e uma família desabrigada, encaminhadas para um abrigo da prefeitura.

Santa Maria de Jetibá
Deslizamento de terra e pedra sobre a pista da Rodovia ES 264 ao lado da PCH Rio Bonito. 

Santa Teresa
Rolamento de pedras na ES 080 na pista mas já desobstruída.

Vila Velha
Queda da ponte da Madalena, localizada na Barra do Jucu.

Pancas
Um vento forte passou pelo centro da cidade na noite de segunda-feira (04/12/17), por volta das 22h, o vento foi acompanhado de pouca chuva. Sete árvores que caíram na pista entre Pancas e Frechiani e Pancas e Laginha. Não há notícia de feridos. 

Linhares
Queda de um telhado em construção sobre duas residências, devido a ventos fortes, ferindo três pessoas. Duas famílias estão desalojadas na casa de vizinhos devido à destruição do telhado de suas residências.

João Neiva
Na noite de segunda-feira (04/12), o muro de um cemitério desabou atingindo residência, não houve vítimas, apenas danos materiais. O telhado de uma residência foi atingido. Trata-se de um cemitério particular, pertencente à comunidade. A administração do cemitério já providenciou o conserto do telhado. 

Pontos moeda